PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5297Keywords:
Formação do leitor, PNBE do Professor, Políticas públicas de leitura, Professor-leitorAbstract
O objetivo deste texto é analisar a distribuição de livros teóricos e metodológicos para as escolas públicas pelo PNBE do Professor 2010 e 2013. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica acerca de alguns conceitos da leitura, passando pela pesquisa documental para a compreensão do PNBE do Professor e um estudo de caso realizado na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso, no período de 2014 a 2016, com trinta (30) professores/as da rede estadual para abordar o (des)conhecimento das obras distribuídos pelo Programa. Os resultados apontaram que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor foi efetivada, porém professores/as ainda desconheciam a chegada desses materiais nos estabelecimentos de ensino. Essa constatação nos levou a compreender a importância da implementação de ações dentro das unidades escolares para a promoção da divulgação dos materiais entre os profissionais da educação, assim como a articulação dos materiais do PNBE do Professor com os programas de formação docente.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.