Educação campestre e pedagogia de alternância: possibilidades de uma educação formal integral na zona rural do município de Jaguaquara – Bahia
Keywords:
Educação campestre, Escola Rural Taylor-Egídio, Pedagogia de alternânciaAbstract
Embora o Brasil seja um país de origem predominantemente agrária, no campo brasileiro ainda não há uma escola que seja efetivamente do campo. A falta deste espaço de educação formal, não é causa da pobreza campestre, mas é um elemento a mais que a fortalece. Até 1891 a referida educação não foi mencionada em textos constitucionais, evidenciando o descaso dos dirigentes nacionais. Enquanto o poder público retarda ações para a educação campestre, a vida rural vai se dificultando: menos campesinos se colocam como protagonistas de suas histórias. São poucos os que têm acesso à escola situada no campo e mesmo esses não têm garantia de permanência nem de qualidade do ensino. As práticas desenvolvidas nessas escolas parecem não dar importância à associação da vida às atividades educacionais formais. A possibilidade de existência da escola no/do campo, associada à realidade campestre, ganha força com o modelo pedagógico de alternância, que emergiu como tentativa de dar conta da demanda da educação formal campestre. O alternante é o ator de sua própria formação. A Pedagogia de alternância – em sua dimensão libertadora, progressista e conscientizadora – dialoga com os princípios freirianos defendendo a educação como processo permanente de construção cultural e desenvolvimento da comunidade para a auto-sustentabilidade. Este estudo, que ainda está em andamento, busca colaborar com uma proposta de educação no campo que seja do campo a partir da zona rural jaguaquarense, uma vez que o espaço de pesquisa é a Escola Estadual Rural Taylor-Egídio (ERTE), no município de Jaguaquara – Bahia.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.