A trajetória da EJA no estado da Bahia: da suplência à aceleração
Abstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa que procurou analisar as políticas educacionais do ensino fundamental, séries iniciais, para pessoas jovens, adultas e idosas, adotadas pelo Governo do Estado da Bahia na década de noventa, especialmente focada no momento de passagem do Programa de Suplência de Educação Básica, implantado e executado no período de 1993 a 1997, para o Programa de Aceleração I e II, implantado de 1998 a 2005. A investigação visou identificar os fatores que motivaram a implantação, em 1998, do Programa de Aceleração I e II em substituição ao Programa de Suplência de Educação Básica, assim como identificar fatores positivos e negativos consequentes dessa mudança de Programas. Verificou-se, entretanto, que não houve nenhuma mudança significativa na política de educação para jovens, adultos e idosos no Estado da Bahia e que a transformação do Programa de Suplência para o Programa de Aceleração implicou mais em uma simples mudança de nomenclatura, visando à inclusão dos alunos matriculados no Curso de EJA no ensino fundamental a fim de que fossem contemplados pelas verbas do Fundef destinadas e esta modalidade de ensino.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.