Interfaces entre as práticas pedagógicas e os estágios curriculares na formação inicial e suas implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores

Authors

  • Daniel Marcon
  • Amândio Braga dos Santos Graça
  • Juarez Vieira do Nascimento

Abstract

O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor no sentido de transformar seus conhecimentos relacionados ao conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os estudantes-professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial. Diante disso, este ensaio objetivou analisar como as práticas pedagógicas podem atender às proposições da literatura, se relacionar com os estágios curriculares e contribuir para a construção do CPC dos futuros professores. Mesmo reconhecendo a relevância dos estágios curriculares, a literatura ressalta que a responsabilidade pela construção do CPC necessita ser compartilhada pelas demais estratégias formativas, especialmente as práticas pedagógicas. Quando são chamados a atuar como docentes e a assumir o papel de professores-estudantes, os estudantes-professores têm de se responsabilizar pelo rumo dos acontecimentos, o que lhes oferece ricos elementos de reflexão, seja sobre sua atuação docente, seja sobre sua própria formação acadêmica e profissional. Assim interpretadas, as práticas pedagógicas justificam sua inserção nos programas de formação inicial e fomentam a construção do CPC dos estudantes-professores no contexto escolar e ao longo do curso, e o aprendizado docente por meio da prática docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-02-17

How to Cite

MARCON, D.; DOS SANTOS GRAÇA, A. B.; DO NASCIMENTO, J. V. Interfaces entre as práticas pedagógicas e os estágios curriculares na formação inicial e suas implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 7, n. 11, p. 129-155, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/669. Acesso em: 23 jan. 2025.