Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?
Keywords:
Educação Intercultural, Língua Portuguesa, Representações SociaisAbstract
O presente trabalho apresenta alguns dados do estudo exploratório de um projeto de doutoramento, em curso, sobre representações sociais recíprocas entre alunos estrangeiros e alunos autóctones. Este projeto de investigação e intervenção está a ser desenvolvido no Laboratório de Investigação em Educação em Português/Linha 2 (LEIP). A recolha de dados daquele estudo exploratório, de cariz qualitativo, decorreu entre janeiro e abril de 2010 e o seu principal objetivo foi analisar a complexidade interna inerente à presença de jovens estrangeiros na escola portuguesa, de modo a descobrir pistas de reflexão para um futuro projeto de intervenção. Ficou constatado que o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) como fator de integração é um aspecto onde se verificam, globalmente, boas práticas. Todavia, existe na escola uma coexistência de alunos com percursos linguísticos e culturais diversos que não parece ser valorizada de forma a proporcionar uma interação ou enriquecimento mútuo, sendo de referir, pontualmente, alguns casos em que essa presença é considerada prejudicial. Estas constatações levam-nos a defender um compromisso ético com o Outro, a consciência da incompletude cultural e a descoberta de que a diferença, existente em cada um de nós, não é mais importante que a pessoa humana que lhe subjaz.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.