Relações estado/municípios e colaboração nas políticas de alfabetização e formação de alfabetizadores no Ceará
Keywords:
Relações Estado/Municípios, Regime de colaboração, Políticas de formação de alfabetizadoresAbstract
O texto é sobre as relações entre Estado e Municípios no Ceará e integra investigação concluída que analisou o papel exercido pelo Município nas políticas de formação continuada de alfabetizadores, tomando como campo de estudo dois Municípios no espaço político-educacional dos anos de 2003 a 2006. Discute as linhas de ação assumidas pelo governo cearense no período e as intenções para a educação estadual, com foco nos desafios específicos de alfabetização e de formação de alfabetizadores, acentuando a tarefa relacionada à efetivação do regime de colaboração e as iniciativas de cooperação entre os entes federados neste espaço subnacional. O exame é oriundo de análise documental que utiliza como fontes principais os documentos governamentais: Ceará Cidadania: crescimento com inclusão social – Plano de Governo 2003-2006, o Plano de Educação Básica: Escola melhor, Vida melhor, o Relatório Final do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar e o Escola Melhor, Vida Melhor - Relatório de Gestão 2003-2006. Inserem-se como aportes à análise as Mensagens Governamentais à Assembleia Legislativa Cearense e produções da gestão da educação à época, vistas como instrumentos das manifestações governamentais do período. O perfil da ação governamental e o planejamento educacional expressam-se nos documentos em movimentos contraditórios, onde as relações intergovernamentais e a colaboração são eivadas pelo embate entre as intenções declaradas e os percursos vivenciados, ensejando parcos sinais colaborativos e ranços centralizadores.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.