A autonomia na aprendizagem e a educação e aprendizagem ao longo da vida: a importância dos fatores sociológicos
Keywords:
Autonomia na aprendizagem, Aprendizagem autodirigida, Aprendizagem ao longo da vida, Educação de adultosAbstract
Neste artigo, de natureza teórica, apresenta-se uma revisão das principais razões de ordem sociológica, que fundamentam a importância da promoção ativa da autonomia na aprendizagem ou aprendizagem autodirigida numa perspetiva de educação e ao longo da vida, relacionadas com as transformações científicas e tecnológicas, as mudanças económicas e políticas e as alterações nos padrões tradicionais de trabalho. Para além de se apontarem os factores sociológicos subjacentes à grande valorização do conceito de autonomia na aprendizagem na sociedade contemporânea, também se discutem as origens e significado dos conceitos de sociedade de aprendizagem, educação ao longo da vida e aprendizagem ao longo da vida, os quais se encontram intrinsecamente ligados ao primeiro.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.