O ensino de antropologia nos cursos de pedagogia: caminhos para a diversidade

Authors

  • Karina Augusta Limonta Vieira
  • Denis Domeneghetti Badia

Keywords:

Antropologia, Pedagogia, Ensino, Diversidade

Abstract

O objetivo desse artigo consiste em realizar uma discussão sobre as contribuições da Antropologia para os cursos de Pedagogia e as possibilidades de caminharmos para a diversidade, seja ela curricular ou no olhar para o outro. Para tal realizo um debate sobre o ensino de Antropologia nos cursos de Pedagogia, ou seja, como a Antropologia aparece nos cursos de Pedagogia, finalizando com o debate sobre Antropologia e Educação, no sentido de elucidar as junções dessas áreas, bem como os caminhos para a diversidade. A partir do levantamento bibliográfico, no qual evidencio a questão da teorização dos cursos de Pedagogia, e principalmente, da disciplina Antropologia, distanciando-se da prática apresentada por ambos, trago o levantamento realizado nos sites do E-Mec sobre presença da disciplina Antropologia e Antropologia da Educação nos cursos de Pedagogia no currículo Paulista. Observa-se a partir do levantamento que as disciplinas estão correlacionadas às seis categorias, tais como: 1) Antropologia, 2) Antropologia e Educação, 3) Sociologia, Antropologia e Educação, 4) Relações Étnico-raciais, 5) Educação e diversidade e, 6) Cultura e Educação. Esse levantamento realizado nos leva a discorrer sobre a importância da disciplina Antropologia e de suas teorias para a formação dos Pedagogos, desse modo é possível pensar sobre o diálogo entre Antropologia e Educação, seus entraves, e a possibilidade de olhar para o outro, como forma de valorizar a diversidade, nos propondo um alargamento do olhar da educação como uma dimensão além escola. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2015-02-23

How to Cite

LIMONTA VIEIRA, K. A.; BADIA, D. D. O ensino de antropologia nos cursos de pedagogia: caminhos para a diversidade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 20, p. 247-269, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/849. Acesso em: 22 nov. 2024.