A pedagogia da explicação, a pedagogia da emancipação intelectual e o princípio da liberdade

Authors

  • Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo
  • Beatriz Aparecida Zanatta
  • Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas

Keywords:

Emancipação intelectual, Igualdade e desigualdade, Instrução Pública, Método de ensino e aprendizagem

Abstract

O texto apresenta uma leitura da proposta do filósofo francês Jacques Rancière, sobre a emancipação do sujeito presente no ato de aprender e ensinar. Inicialmente apresenta uma síntese do pensamento de Rancière, cuja origem remete à descoberta e reinterpretação da experiência do pedagogo francês Joseph Jacotot, no século XIX. Em seguida, especifica as contribuições de Rancière para a metodologia de ensino por meio dos seguintes conceitos: emancipação intelectual, igualdade e desigualdade, instrução pública, método de ensino e aprendizagem. Tanto Rancière quanto Jacotot priorizam uma metodologia baseada no princípio da liberdade, desvencilhada da tradição de uma ação educativa escolar que se perpetua pela transmissão do conteúdo de ensino por meio da lógica da explicação.

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Published

2015-01-12

How to Cite

DA SILVA HIDALGO, K. R.; ZANATTA, B. A.; MARRA DA MADEIRA FREITAS, R. A. A pedagogia da explicação, a pedagogia da emancipação intelectual e o princípio da liberdade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 20, p. 333-348, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/853. Acesso em: 10 jan. 2025.