A indisciplina nas aulas de um programa esportivo social: a visão de coordenadores e monitores
Keywords:
Programa esportivo social, Indisciplina, Monitores e coordenadoresAbstract
Este artigo teve como objetivo identificar como coordenadores e monitores de um programa esportivo social lidam com a indisciplina dos alunos durante as aulas. Esta pesquisa descritiva com abordagem qualitativa ocorreu em 15 dos 30 núcleos do Programa Segundo Tempo no município de Cuiabá, Mato Grosso. Participaram desta pesquisa 13 coordenadores e 29 monitores desses núcleos. Como instrumento de pesquisa elaborou-se um questionário destinado aos coordenadores e monitores. Dentre as constatações desta pesquisa, destacamos que 46% dos coordenadores e 48% dos monitores disseram que se deparam com a indisciplina durante as aulas, sempre ou na maioria das aulas. Além disso, 35,14% dos coordenadores e 26,14% dos monitores apontaram as brigas entre os alunos como uma das situações de indisciplina mais presentes durante as aulas. Destacamos ainda que 52,38% dos coordenadores e 65,63% dos monitores lidam com a indisciplina desses alunos a partir do diálogo.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.