A memória afro diaspórica feminina como metodologia para pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9269

Palavras-chave:

Educação, Memória feminina diaspórica, Metodologia da pesquisa

Resumo

O artigo apresentado pretende, de forma preliminar, discutir a importância do uso da memória feminina diaspórica e das narrativas em entrevistas sobre as vivências de mulheres negras, enquanto fonte privilegiada para intepretação das nuances de suas vidas relacionadas aos processos de educação. As lembranças, a partir das narrativas de mulheres negras sobre determinados contextos do passado escravista até os dias atuais, constituem uma prática libertadora ao se posicionarem durante os registros dolorosos sobre a família e o cotidiano, marcado pela opressão e exclusão social. Quanto mais melanina suas peles refletem, mais forte e incisiva é a rejeição de suas existências, provavelmente por seus corpos negros retintos estarem associados historicamente à ancestralidade africana. Embora sejam inúmeras as possibilidades de análise para a pesquisa em Educação, com o uso da oralidade e memória escrita, sugerimos alguns caminhos metodológicos para arguição das informações. Como por exemplo, a pesquisa qualitativa compreensiva proposta por Crusoé (2014) e Amado; Crusoé (2017), com base na análise de conteúdo de Bardin (2011; 1977). Para escrita deste trabalho utilizamos alguns teóricos que serão apresentados ao longo do texto, tais como: Le Goff (1994); Nora (1993); Pollak (1989); Evaristo (2016; 2007), Moreira (2007); Fonseca e Souza (2006); Jesus (2000); Geertz (1978); Barreto (2018); Candau (2019); Streck (2006); Delgado (2007); Bosi (1994); Clark (2019); Figueiredo (2009); Soares (2006); Maldonado-Torres (2018).

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Biografia do Autor

Cecilia Conceição Moreira Soares, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Docente Titular na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Departamento de Educação-Campus I. Docente Colaboradora Programa de Pós Graduação em Educação / Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Linha II: Currículo, Práticas Educativas e Diferença.

Grácia Lorena da Silva Jorge, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Brasil

Docente no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG / Campus Araçuaí. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Linha II: Currículo, Práticas Educativas e Diferença.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

SOARES, C. C. M.; JORGE, G. L. da S. A memória afro diaspórica feminina como metodologia para pesquisa em educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 78-94, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9269. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9269. Acesso em: 25 abr. 2024.