“Chama a Roda” na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: o círculo de cultura reinventado na pedagogia da alternância
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2828Palabras clave:
Círculo de Cultura. Escola Família Agrícola. Pedagogia da Alternância.Resumen
Este é um artigo feito a várias mãos e que tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem existentes na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) a partir da sua particular experiência e da recepção da Pedagogia da Alternância à luz da epistemologia freiriana. Trazemos falas de educandos/as e educadores/as dessa escola que são decorrentes do processo de sistematização de informações que, no presente trabalho, recebem tratamento, percepções e indagações que são frutos do envolvimento no cotidiano escolar. Faz-se um percurso de constituição histórica dessa pedagogia e a sua recepção na EFASC seguindo para a reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem apontando para uma educação contextualizada na região do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. A roda se apresenta como espaço pedagógico dialógico que contextualiza e problematiza as relações humanas, sociais e produtivas dos povos do campo buscando a transformação da realidade. Entende-se que: cada sujeito é único e é valorizado em sua inteireza; a Pedagogia da Alternância se fundamenta nos componentes do “vivido-pensado” na busca pela transformação; cada sujeito, implicado no processo alternante, educa-se em comunhão; ensinam e aprendem em sua diversidade, nunca como desiguais – (re)conhecendo-se como sujeitos do campo; e educar-se significa “ler crítica e criativamente o seu próprio mundo”. Dessa forma, os instrumentos pedagógicos construídos pela/na EFASC reinventam a Pedagogia da Alternância ao apoiar-se em Paulo Freire. Superam, com isso, a caracterização da roda como sendo um simples método. E, ao fazê-lo, assumem a existência de um legado tanto metodológico quanto epistemológico.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.