Construyendo Pedagogías Emancipatórias: La Escuela Campesina de Agroecología - Mendoza, Argentina

Autores/as

  • Rocío Peterle Universidad Nacional de Cuyo - Argentina / Facultad de Filosofía y Letras - Argentina
  • Marta Lía Greco Universidad Nacional Cuyo - Argentina / Escuela Campesina de Agroecología - Argentina
  • Facundo Martín Universidad Nacional de Cuyo – Argentina / Escuela Campesina de Agroecología – Argentina

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2829

Palabras clave:

Agroecologia. Argentina. Educação camponesa.

Resumen

Neste artigo analisamos a experiência da Escola Camponesa de Agroecologia, na província de Mendoza, Argentina, com foco na construção de seu projeto político pedagógico. O principal objetivo da escola é a formação de educadores especializados em agroecologia, e contribuir para a construção de um novo paradigma no campo argentino, com base na garantia da soberania alimentar. Há o reconhecimento de que os processos de mudança e transformação da realidade dependem, diretamente, das ações relacionadas com a educação. Assim, os princípios políticos-pedagógicos, o desempenho escolar, a estrutura curricular e de avaliação consistentes são analisados ​​como uma pedagogia crítica e emancipatória.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2018-03-07

Cómo citar

PETERLE, R.; GRECO, M. L.; MARTÍN, F. Construyendo Pedagogías Emancipatórias: La Escuela Campesina de Agroecología - Mendoza, Argentina. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v13i26.2829. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2829. Acesso em: 22 nov. 2024.