TAREFA MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA.
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4117Resumen
Neste artigo apresentamos uma discussão a respeito do desenvolvimento de competências e objetivos da Educação Financeira a partir de uma tarefa que suscita a utilização de ideias matemáticas. A discussão aqui provocada é um recorte de uma pesquisa de mestrado, de natureza qualitativa de cunho interpretativo, a qual buscou elaborar, aplicar e discutir uma Sequência de Tarefas para uma Educação Financeira à luz da abordagem de ensino Educação Matemática Realística. Em particular, a tarefa analisada envolve contextos em que é preciso realizar cálculos envolvendo porcentagens para tomadas de decisão e escolhas conscientes. As nossas reflexões são subsidiadas pela análise de áudios e da produção escrita de alunos de uma instituição filantrópica da cidade de Londrina-PR, em oficinas de aprendizagem desenvolvidas no segundo semestre de 2016. Em nossa análise, pudemos inferir que a matemática se comportou como um meio de organizar situações da Educação Financeira e que os contextos envolvidos, como a condução do desenvolvimento da discussão da tarefa, favoreceram aos alunos desenvolver competências da Educação Financeira apresentadas nos documentos do Enef e nas diretrizes nacionais de educação, assim como competências de um sujeito matematicamente letrado.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.