Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa

Autores/as

  • Maria Isabel Lopes Perez Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Competência(s)., Qualificação, Trabalho, Educação

Resumen

Este artigo procura levantar as raízes históricas do uso da noção de competência(s), sua aplicação nos dias de hoje, particularmente no ambiente das empresas e suas várias interpretações, à luz de autores como Philippe Zarifian, Françoise Ropé, Lucie Tanguy, Acácia Kuenzer, Marise N. Ramos, entre outros. Busca identificar como estes autores tratam a relação entre as noções de qualificação e de competência e, finalmente, verificar como vem se dando a adoção do conceito de competência como referência para a gestão de pessoas no local de trabalho, em vista das grandes transformações no mundo do trabalho. A noção de competência é uma formulação teórica ainda muito recente (três últimas décadas), que procura estabelecer mais um vínculo entre trabalho e educação e que, na verdade, ainda se encontra em construção. Vem se apresentando com características de elasticidade e versatilidade e, portanto,

plasticidade, verificada por suas adaptações ao longo de sua história tanto na área do trabalho, como na área da educação. Reveste-se também de um caráter polissêmico, assumindo vários significados, mesmo quando em uso numa mesma área da sociedade, na mesma época, estando associada a diversos sentidos. Por fim, demonstra ser um conceito polimorfo pois tem sido vulnerável a mudar de forma, de acordo com interesses diversos e determinantes, especialmente quando aplicado à gestão de pessoas nos ambientes de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2005-08-01

Cómo citar

PEREZ, M. I. L. Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 57-65, 2005. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier temático