Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
Palabras clave:
Competência(s)., Qualificação, Trabalho, EducaçãoResumen
Este artigo procura levantar as raízes históricas do uso da noção de competência(s), sua aplicação nos dias de hoje, particularmente no ambiente das empresas e suas várias interpretações, à luz de autores como Philippe Zarifian, Françoise Ropé, Lucie Tanguy, Acácia Kuenzer, Marise N. Ramos, entre outros. Busca identificar como estes autores tratam a relação entre as noções de qualificação e de competência e, finalmente, verificar como vem se dando a adoção do conceito de competência como referência para a gestão de pessoas no local de trabalho, em vista das grandes transformações no mundo do trabalho. A noção de competência é uma formulação teórica ainda muito recente (três últimas décadas), que procura estabelecer mais um vínculo entre trabalho e educação e que, na verdade, ainda se encontra em construção. Vem se apresentando com características de elasticidade e versatilidade e, portanto,
plasticidade, verificada por suas adaptações ao longo de sua história tanto na área do trabalho, como na área da educação. Reveste-se também de um caráter polissêmico, assumindo vários significados, mesmo quando em uso numa mesma área da sociedade, na mesma época, estando associada a diversos sentidos. Por fim, demonstra ser um conceito polimorfo pois tem sido vulnerável a mudar de forma, de acordo com interesses diversos e determinantes, especialmente quando aplicado à gestão de pessoas nos ambientes de trabalho.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.