Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento Freiriano: uma construção possível?
Palabras clave:
Formação de Professores, Paradigma Indiciário, Prática pedagógicaResumen
Este artigo pretende apresentar, de forma sucinta, a trajetória do paradigma indiciário, tentando demonstrar sua importância como modelo epistemológico e suas possíveis aproximações com o pensamento freiriano. O paradigma indiciário traz significativas contribuições para a prática pedagógica dos educadores, na medida em que, conforme Ginzburg (1991), consiste na valorização dos pormenores, dos gestos inconscientes, dos detalhes, das particularidades insignificantes, geralmente imperceptíveis e negligenciados pela maioria dos pesquisadores. Corresponde a um método interpretativo que atribui aos dados marginais a importância de revelar aspectos que fogem ao controle da consciência, permitindo captar uma realidade mais profunda e inacessível à observação direta. De acordo com a forma de saber, pode dirigir-se ao passado, ao presente ou ao futuro.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.