Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes

Autores/as

  • Raimunda Nonata da Silva Machado
  • Arsenia Pereira de Sousa
  • Maria das Dores Cardoso Frazão

Palabras clave:

Experiências instituintes, Formação Continuada, Pesquisa intervenção

Resumen

Análise do processo de construção teórico-metodológica do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM), identificando os elementos que motivam a existência desse núcleo de pesquisa, o qual realiza um processo de formação continuada, a partir da pesquisa intervenção dos problemas enfrentados no cotidiano escolar. Destaca-se nesse estudo uma abordagem sócio-histórica e cultural que trata a formação continuada investigativa do NUPECOM como processo de construção e reconstrução de experiências instituintes na escola. O NUPECOM visa: apoiar a pesquisa intervenção compartilhada dos (as) professores (as) da rede municipal de ensino de São Luís, tomando como eixo condutor o enfrentamento dos desafios para a melhoria e a recriação da escola pública; reconhecer e potencializar as experiências instituintes que vão impregnando a escola de alternativas pedagógicas capazes de garantir múltiplas formas de aprendizagens escolares. Este Núcleo é um desdobramento do Projeto Escola Sonhos do Futuro, dando continuidade a uma concepção teórica-metodológica que vise a ressignificação da formação continuada pautada na epistemologia da prática, tentando contribuir com a emancipação dos sujeitos no espaço escolar. O resultado desse trabalho tem possibilitado estabelecer uma pesquisa em colaboração com as universidades públicas locais, através de parcerias com professoras e professores, em especial a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oportunizando uma interlocução de saberes plurais, tendo em vista a construção de uma escola pública com qualidade social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2020-12-11

Cómo citar

MACHADO, R. N. da S. .; SOUSA, A. P. de; FRAZÃO, M. das D. C. . Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 4, p. 49-68, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/560. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier temático