Núcleo de pesquisa escolar compartilhada: formação continuada investigativa na constituição de experiências instituintes
Palabras clave:
Experiências instituintes, Formação Continuada, Pesquisa intervençãoResumen
Análise do processo de construção teórico-metodológica do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM), identificando os elementos que motivam a existência desse núcleo de pesquisa, o qual realiza um processo de formação continuada, a partir da pesquisa intervenção dos problemas enfrentados no cotidiano escolar. Destaca-se nesse estudo uma abordagem sócio-histórica e cultural que trata a formação continuada investigativa do NUPECOM como processo de construção e reconstrução de experiências instituintes na escola. O NUPECOM visa: apoiar a pesquisa intervenção compartilhada dos (as) professores (as) da rede municipal de ensino de São Luís, tomando como eixo condutor o enfrentamento dos desafios para a melhoria e a recriação da escola pública; reconhecer e potencializar as experiências instituintes que vão impregnando a escola de alternativas pedagógicas capazes de garantir múltiplas formas de aprendizagens escolares. Este Núcleo é um desdobramento do Projeto Escola Sonhos do Futuro, dando continuidade a uma concepção teórica-metodológica que vise a ressignificação da formação continuada pautada na epistemologia da prática, tentando contribuir com a emancipação dos sujeitos no espaço escolar. O resultado desse trabalho tem possibilitado estabelecer uma pesquisa em colaboração com as universidades públicas locais, através de parcerias com professoras e professores, em especial a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oportunizando uma interlocução de saberes plurais, tendo em vista a construção de uma escola pública com qualidade social.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.