Contributos para o estudo do desenvolvimento do adulto: reflexões em torno da generatividade

Autores/as

  • Piedade Vaz Rebelo
  • Graciete Franco Borges

Resumen

A adultez constitui uma etapa do desenvolvimento humano que tem vindo a ser objeto de interesse e de pesquisa. Neste estudo, procedemos a uma análise do conceito de generatividade, proposto por Erikson (1963) para a caracterização da idade adulta. São também apresentados os resultados obtidos com a aplicação da Loyola Generativity Scale (LGS) desenvolvida por McAdams e de St. Aubin (1992) a um conjunto de jovens universitários portugueses. Os resultados preliminares obtidos em torno das características psicométricas da escala evidenciam a sua qualidade, a qual pode assim ser considerada um instrumento de pesquisa em torno da generatividade, cujo valor heurístico ficou também evidenciado nos estudos referidos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2020-12-11

Cómo citar

REBELO, P. V.; BORGES, G. F. Contributos para o estudo do desenvolvimento do adulto: reflexões em torno da generatividade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 97-114, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/603. Acesso em: 22 jul. 2024.