Cultura, gerencialismo e democracia na escola pública
Palabras clave:
Cultura escolar, Cultura organizacional escolar, Democracia, LiderançaResumen
As pesquisas científicas produzidas nas duas últimas décadas sobre a cultura das organizações escolares apresentam como traço dominante a adesão a um registo de tipo gestionário, assente na crença de que as culturas integradoras promovem a excelência, a eficácia e a competitividade escolar. Igualmente presente na agenda da política educativa mais global, esta ideologia tem vindo a sustentar algumas medidas reformadoras da escola pública. Neste texto discutem-se as implicações que o uso gerencialista da cultura pode ter sobre o desenvolvimento democrático da escola. A exploração desta pressuposição apoiar-se-á, do ponto de vista metodológico, na análise de uma amostra de 239 Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos no contexto da realidade portuguesa entre 2006 e 2009. O principal objectivo prendeu-se com a apreensão dos modelos implícitos de cultura de escola e de liderança veículados pela comissão de avaliação e as suas implicações no domínio da reconfiguração do quotidiano das escolas. Na parte final do texto procura-se indagar até que ponto a agenda política de cariz gerencialista se tem dessiminado na comunidade académica e nos próprios contextos da acção educativa, designadamente no plano da reconstrução das culturas (organizacionais) escolares, na reconfiguração dos perfis de liderança e no correlativo desenvolvimento das práticas democráticas.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.