O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
Palabras clave:
Formação de professores, Observatório da prática docente, Pesquisa-ação, Prática docente, Imagens na pesquisa qualitativaResumen
A formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação que dê conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam no seu cotidiano escolar. O presente trabalho resulta da investigação sobre as práticas dos professores e se insere no Projeto Observatório de Prática Docente (CNPq), compreendido como um espaço coletivo de pesquisa, de análise e de formação continuada. A questão norteadora da pesquisa teve como objetivo compreender se a percepção/compreensão da própria prática pode potencializar mecanismos de transformação dessa prática. Tendo como focos metodológicos a pesquisaação e a grounded theory, na perspectiva de síntese e de organização dos dados, a pesquisa utilizou-se do procedimento de registro de imagens e posterior análise coletiva dos dados visuais como ferramenta para desencadear processos de aproximação do docente em relação à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os estranhamentos e perplexidades iniciais do sujeito pesquisado, ao observar sua prática, configuram-se como caminhos possíveis para organizar transformações na prática.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.