A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica

Autores/as

  • Márcia Helena dos Santos Bento
  • Marta Roseli de Azeredo Barichell

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Junior Achievement, Metodologia de projetos

Resumen

Este artigo faz uma análise do Programa Miniempresa como Metodologia de Projetos, aplicado na disciplina de Práticas de Gestão do Curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizou-se um questionário para avaliar, de acordo com a escala Likert de cinco pontos, os graus de importância e desempenho de seis aspectos da metodologia de ensino: interesse pelo curso, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, satisfação com a atuação dos professores/advisers, formação de competências, método de avaliação/feedback. Os resultados da pesquisa apontam gaps (lacunas) para os seis aspectos pesquisados, destacando-se o interesse dos alunos pelo curso e a satisfação com a atuação dos advisers que obtiveram a maior diferença entre a opinião dos alunos e dos advisers. Após a análise, verificou-se que o Programa Miniempresa cumpre as três etapas da metodologia de projetos, porém, com base nos dados levantados, inferiu-se que não há o diálogo-problematizador necessário para motivar e envolver os alunos no projeto.

 

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Publicado

2012-02-17

Cómo citar

DOS SANTOS BENTO, M. H.; DE AZEREDO BARICHELL, M. R. A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 7, n. 11, p. 175-190, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671. Acesso em: 23 ene. 2025.