Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
Resumen
Este trabalho trata da utilização de oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação de formadores do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), tomando como referência a avaliação apresentada pelos formadores que participaram desse processo, na Unidade Formadora Faculdade Maria Milza (Famam). Para que se analisasse a oficina como instrumento pedagógico de formação, foi aplicado um questionário aberto, com 15 (quinze) questões, a 14 profissionais codificados pelas letras do alfabeto (de A até O). Foram três as dimensões encontradas, nas falas dos (as) entrevistados (as), sobre a importância da oficina pedagógica como dispositivo de formação: a) promove a participação e a criatividade; b) permite a construção do processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, efetiva e prazerosa; c) caracteriza-se por ser uma prática contextualizada, aberta e facilitadora da compreensão de diversas atividades. Os formadores indicaram que a oficina pedagógica é um importante dispositivo para dinamização da prática de ensino/aprendizagem, pois, segundo eles, ela estimula a criatividade e a participação coletiva. A oficina pedagógica é considerada ainda por eles, como um dispositivo que permite a relação teoria/prática de forma a promover aprendizagens contínuas e contextualizadas.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Práxis Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.