Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores
Palabras clave:
Cyberbullying, Formação de professores, PercepçãoResumen
O recurso às tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, em especial o uso dos computadores e da internet, trouxe grandes vantagens aos processos de ensino e aprendizagem. Essa constatação tem levado as tutelas a fomentar políticas de apoio à aprendizagem e ao uso intensivo das novas ferramentas por parte de crianças e jovens. Contudo, tem-se contado pouco com os perigos e com os problemas decorrentes do mau uso destas novas tecnologias, destacando-se entre eles a problemática do cyberbullying. Nesse sentido, o presente estudo, com base na aplicação de um questionário, adaptado de um original canadiano (LI, 2008) e aplicado igualmente na Turquia (YILMAZ, 2010), junto de uma amostra de 100 professores, procura fazer uma abordagem exploratória da representação que esses docentes fazem do problema e do modo como eles consideram que deve ser prevenido e remediado nas suas escolas. Verificaram-se algumas diferenças na percepção dos professores em função do gênero, da idade e do grupo disciplinar; também se encontraram diferenças entre os 3 países onde foram aplicadas versões semelhantes do questionário.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.