A política de inclusão escolar de uma rede de ensino municipal: concepções de um grupo de professores
Palabras clave:
Educação Especial, Concepções dos professores, Política de Inclusão EscolarResumen
Estudos sobre as concepções dos professores em relação às políticas de inclusão escolar, das secretarias municipais de educação, ainda são insuficientes para conhecer a realidade dos mais de cinco mil municípiosbrasileiros. Tendo em vista que essas secretarias possuem autonomia para elaborar tais propostas, com base na Política de Inclusão Escolar brasileira, verificou-se a importância de analisar as implicações dessas medidas junto aos que atuam diretamente com os alunos do público alvo da educação especial (PAEE). O presente estudo3 teve por objetivo analisar as concepções dos professores, que atendiam alunos do PAEE, sobre a Política de Inclusão Escolar implementada pela Secretaria Municipal de Educação da qual faziam parte. O estudo desenvolveu-se em um município do interior da Bahia, no período de 2008/2010. A pesquisa caracterizou-se como descritiva utilizando-se do estudo de campo como método de coleta e da abordagem qualitativa como metodologia de análise. Participaram trinta professores da rede municipal que tinham alunos com deficiência matriculados em suas salasde aula. Os instrumentos utilizados foram: questionário de caracterização pessoal/profissional e roteiro de entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram registradas em áudio e submetidas à Análise do Conteúdo. Os resultados apontaram que 90% dos professores participantes tinham fortes restrições a respeito da política de inclusão escolar da Secretaria Municipal de Educação da qual faziam parte, bem como indicaram mudanças necessárias à efetivação dessa política.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Práxis Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.