Das ideias pedagógicas em favor das diferenças a uma perspectiva filosófica da diferença: orientações baseadas em Deleuze, tarde e Leibniz

Autores/as

  • Luiz Artur Santos Cestari
  • Juciara Rodrigues Rocha Duarte

Palabras clave:

Diferença, Pluralidade, Ideias pedagógicas

Resumen

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que tem como objetivo analisar as formas de disseminação dos discursos em favor das diferenças e ou da pluralidade no pensamento pedagógico brasileiro recente e parte dopressuposto de que o pensamento pedagógico brasileiro tem sido influenciado por um cenário que é plural e diferente nos sujeitos. Esta influência tem sido significativa para a constituição de um novo contexto pedagógico que tem introduzido ao campo educacional um modo de falar das experiências formativas que traz a marca deste novo cenário. Diante disso, intencionado adiscutir o referencial teórico adequado para lidar com a circulação das ideias pedagógicas, neste contexto, sinaliza que, para estudar a diferença, é necessário uma filosofia da diferença. Por isso, mostra argumentos que justificam a escolha teórica, enfatizando uma configuração histórico-filosófica que envolve a tríade na perspectiva que parte de Gilles Deleuze e remete a Gabriel Tarde eGottfried Wilhelm Leibniz

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Publicado

2013-10-30

Cómo citar

SANTOS CESTARI, L. A.; ROCHA DUARTE, J. R. Das ideias pedagógicas em favor das diferenças a uma perspectiva filosófica da diferença: orientações baseadas em Deleuze, tarde e Leibniz. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 16, p. 167-183, 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/768. Acesso em: 22 nov. 2024.