Conjugar comunidad de aprendizaje y desarrollo profesional docente: un ejemplo de colaboración entre profesores universitarios e investigadores
Palabras clave:
Comunidade de Aprendizagem, Comunidade de prática, Coparticipação social, Desenvolvimento profissional docente, Participação periférica legítimaResumen
Diversos trabalhos de pesquisa (AIPU, 2010) reconhecem, há mais de uma década, a necessidade de desenvolver perspectivas diferentes de formaçãocontínua dos docentes em todos os níveis de ensino, tendo como objetivo responder às necesidades concretas desses docentes. A pesquisa colaborativa apresentada é parte de um projeto de pesquisa realizado na Universidade Nacional de Rio Negro (Argentina), com o objetivo de formar comunidades de aprendizagem (CA) em que os membros (professores universitários)compartilhem experiências, problematizem sua concepções sobre o processo ensino / aprendizagem e desenvolvam uma cultura de ensino em colaboraçãocom os pesquisadores. Este artigo discute em primeiro lugar, a noção de comunidade de aprendizagem e sua articulação quanto ao desenvolvimento profissional, mostrando como as aprendizagens se encaixam num único processo de parceria social. Na segunda fase serão analisadas algumas dinâmicas de seu funcionamento que nos permitem afirmar que a CA é uma estratégia dedesenvolvimento profissional promissora.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.