Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores

Autores/as

  • Ildo Salvino de Lira
  • Ana Lúcia Felix dos Santos

Palabras clave:

Carreira, Condições de trabalho, Desenvolvimento profissional, Valorização do magistério

Resumen

Inserindo-se entre os que estudam as políticas de valorização do magistério, o presente texto é produto de uma investigação que buscou compreender as percepções de professores acerca de uma política de valorização. Os achados resultaram de uma pesquisa de abordagem qualitativa que objetivou problematizar o tratamento estabelecido pela gestão municipal do Recife à prerrogativa de valorização defendida pela categoria de professores. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e de análise de documentos. Foi possível identificar que a categoria obteve algumas conquistas atinentes à carreira, desenvolvimento profissional e condições de trabalho, porém, essas não atenderam de forma plena às expectativas iniciais face à configuração governamental do momento. Incrementos na remuneração, política de formação continuada e melhoria na estrutura física das escolas foram listados como elementos importantes para a valorização do magistério na realidade analisada. A realidade revela que o embate por uma carreira valorizada continua sendo pauta na luta pela melhoria da qualidade da educação pública.

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Publicado

2016-05-02

Cómo citar

DE LIRA, I. S.; FELIX DOS SANTOS, A. L. Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 319-351, 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/917. Acesso em: 27 jul. 2024.