TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5286Palavras-chave:
História oral, Memória, Educação de jovens e adultos, AlagoasResumo
Narramos neste artigo, a partir da investigação iniciada por Freitas e Moura (2006), que teve um recorte temporal de 1960 a 1980, o continuum das pesquisas-memórias (2010, 2013 e 2018) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de socializar a rede documental que vem se estabelecendo no Estado de Alagoas. Nesse sentido, os escritos que ora apresentamos entrelaçaram-se nas trilhas da História Oral tomando como referência os estudos de Alberti (2008) e Portelli (2010). A evocação da memória e as suas implicações, na reconstrução da história em nossos estudos firmaram/firmam-se nos postulados teóricos de Amado (1995), Bosi (1994), Halbwachs (2006) e Pollack (1989). Articulamos a interação das fontes orais com outras fontes – documentos escritos, imagens, entre outros, na perspectiva da composição de uma rede documental. As fontes orais e visuais, sobretudo, nessa caminhada, ajudaram-nos a desconstruir ideias prontas e acabadas sobre determinados conhecimentos, revelaram a complexidade da escuta sensível e lançaram-nos a novas aventuras, em cada investigação realizada que vem permitindo o construto de uma rede documental. Contribui, ainda, para novas interpretações que emergiram de memórias e de histórias de vida, marcadas indelevelmente, muitas vezes não creditadas como possíveis. E por fim deixaram pistas para continuarmos a reconstruir a história da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.