OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA O PROCESSO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5304Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Educação Superior, Deficiência Visual, Profissão DocenteResumo
Na década de 1990, inicia-se um grande movimento de reformulação das políticas educacionais no Brasil. As discussões acerca do processo de inclusão escolar ganham grande notoriedade no âmbito nacional e, internacionalmente, com a Declaração de Salamanca (1994), que foi pioneira ao impulsionar formulações de leis e documentos que visamao processo inclusivo da pessoa com algum tipo de deficiência e todos aqueles que estãoexcluídos e marginalizados pela sociedade capitalista. A LDBEN nº 9.394/96 discorre sobre a obrigatoriedade da Educação Especial nos sistemas de ensino, mas não discute de forma clara a implementação dos mecanismos de efetivação desse processo na Educação Superior. Diante desses novos processos educacionais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por uma professora da Educação Superior da rede privada, de uma determinada cidade do interior do estado de São Paulo, que atuava com uma aluna com deficiência visual, no ano de 2015, no curso de graduação (licenciatura plena) em História. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa e, como procedimento metodológico, o estudo de caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, registrando resultados positivos no processo de inclusão.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.