Os conceitos de minorias e massas na filosofia política de Ortega y Gasset
Palavras-chave:
Filosofia, Política, DemocraciaResumo
Pretende-se analisar os conceitos de “minorias” e “massas”, segundo a filosofia política de Ortega y Gasset, apresentados na obra “A Rebelião das Massas”. Tais conceitos guardam uma tipologia de duas espécies de homens, a saber: o “homem especial” e o “homem massa”. Para compreensão dessa tipologia, faz-se necessário investigar a filosofia política do autor e sua relação com as possíveis limitações da democracia como espaço de participação popular, uma vez que vários pensadores atribuem a Ortega y Gasset o título de “teórico das elites”. Sob o olhar conceitual que guarda o filósofo acerca de “minorias” e “massas”, pretende-se analisar a procedência ou não dessa crítica, mediante o estudo sistemático desses conceitos cardeais na obra “A Rebelião das Massas”.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.