Praticismo e conhecimento na educação popular
Palavras-chave:
Conhecimento, Educação Não-Escolar, PraticismoResumo
O praticismo é aqui entendido como a ação prático-utilitária visando a fins imediatos sem as mediações de análises teóricas de caráter histórico-social nos processos de intervenção social e política. Neste texto elaboro alguns apontamentos da trajetória da inflexão praticista na formação de quadros e na organização dos trabalhadores no Brasil analisando algumas proposições teóricas que oferecem suporte a esta concepção de intervenção na luta de classes. O ponto de partida deste artigo é a abordagem de aspectos da pedagogia freireana, suas relações com as transformações do pensamento de esquerda na Europa nos anos 1960 e sua influência na formação de militantes. Em seguida discorro sobre o problema do conhecimento na educação popular e suas implicações na teoria e prática das lutas sociais na atualidade.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.