Announcements

Dossiê "Educação, Ciências e Extensão transformando vidas" e artigos de fluxo contínuo

2025-02-07

A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS apresenta edital para publicação de trabalhos inéditos para dossiê temático, assim como para a seção de artigos de fluxo contínuo. Neste número, além de abrirmos chamada para artigos de fluxo contínuo (temas interdisciplinares) chamamos à publicação no dossiê “Educação, Ciências e Extensão transformando vidas”.

Os eixos Ensino, Pesquisa e Extensão são pilares da Universidade e precisam ser indissociáveis nas instituições de ensino superior, uma vez que podem ser ferramentas poderosas na luta contra a exclusão e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida da população em geral. A articulação desses eixos para um resultado comum não é uma tarefa fácil, contudo, diante da iminente curricularização da extensão nos cursos de graduação brasileiros, estimular o diálogo entre diferentes experiências de extensão exitosas é importante.

Neste contexto, explorar diversas maneiras de inter-relação entre universidade e sociedade é uma oportunidade para a criação de caminhos que favoreçam o processo de curricularização da extensão e ações interdisciplinares são excelentes veículos, essenciais para a popularização da ciência e aproximação das comunidades científicas com a sociedade.

Diante deste cenário, a RBBA, ao propor o dossiê “Educação, Ciências e Extensão transformando vidas”, visa apresentar diferentes abordagens, divulgação e aplicações da educação, ciência de qualidade e estratégias de extensão para alavancar transformações sociais, culturais e políticas da sociedade e promover melhoria de vida para todos.

Esse dossiê provém do II Evento Integrado – Prociema (programa de Ensino em Ciências e Matemática), realizado de 15 a 18 de outubro de 2024, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. O objetivo principal do evento foi fomentar a interdisciplinaridade, prestigiando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão entre áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, popularizando e divulgando a importância da ciência e educação como agentes transformadores de vidas e realidades.

Assim pensado, este Dossiê irá promover a discussão e divulgação qualificada, de forma mais abrangente, da ciência de maneira interdisciplinar sobre temas de relevância extrema para a sobrevivência dos seres humanos e das outras espécies com as quais dividimos o convívio no planeta e, de forma mais específica, a formação de professores, a pesquisa e a extensão em Ciências e Matemática.

Organizadoras do Dossiê: Luciana Aguilar Aleixo (UESB - Ciências Biológicas); Michele Martins Corrêa (UESB - Ciências Biológicas); Sandra Cristina Ramos (UESB - Física) e Maria Celeste Castro (UNEB - Matemática).

As normas de publicação estão disponíveis em:  http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions

O prazo para recepção de artigos para o dossiê está aberto até 20/04/2025.

Read more about Dossiê "Educação, Ciências e Extensão transformando vidas" e artigos de fluxo contínuo

Current Issue

Vol. 14 No. 2 (2024): Biotecnologias, Inteligência Artificial e Saúde: diálogos (bio)éticos num mundo em crise
Imagem construída por Inteligência Artificial, com montagem de Camilo Alves Mascarenhas de Almeida e Clauber Teixeira da Silva.

Imagem construída por Inteligência Artificial, com montagem de Camilo Alves Mascarenhas de Almeida e Clauber Teixeira da Silva.

Published: 2024-12-12

Ensaio

Dossiê Temático

Artigos de Fluxo Contínuo

  • Conceptions about science in Biology teachers. A study in the context of secondary school - Argentina

    Sofia Sol Martin, Maria Basilisa García Bachi
    167-185
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14516
  • The construction of anti-racist education from a garantist perspective

    Karollayne Nunes dos Santos Freitas
    186-196
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15458
  • Negacionism, revisionism and Public History: Brazil between weapons and books from a critical perspective

    Cristiano Lima Ferraz, Joao Henrique Rocha da Silva, Emanuelle da Silva Freitas
    197-217
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15280
  • Land structureconcentration and the land conflicts in Bahia’s municipalities crossed by the Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) Não possui

    Suzane Tosta Souza, Jânio Roberto Diniz dos Santos, Tiê Santos de Almeida
    218-238
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15041
  • Social policies and public fund in the current conjuncture: some reflections for social work

    José Carlos do Amaral Júnior
    239-254
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15092
  • Sustainable Development: in search of a concept

    Murilo Luiz Gentil de Oliveira, Bruna Guimarães Gentil
    255-268
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15145
  • Digital tools in mental health: an alternative for anxiety management

    Jairo David Giron Ibarra, Ninfa Rosa Mejía Florez, Eduin Fabian Ramos Bolaños
    269-277
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.14960
  • The historical investigations and experiments that led to the determination of the speed of light: part 1 Parte 1

    Carlos Takiya, Luan Santos Lemos
    278-303
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.15117

Resenhas

  • 1983: transition, democracy and uncertainty

    Cristian Di Renzo
    304-309
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v14i2.14977

Entrevista

View All Issues

Binational Brazil-Argentina Journal: Dialogue between the Sciences

Electronic publication of a binational nature, with semiannual periodicity, organized by the Pedagogical Museum of the State University of Southwest Bahia (UESB, Brazil) and the Graduate Program in Didactics of Experimental Sciences of the National University of the Littoral (UNL, Argentina). The RBBA is a product of the Multidisciplinarity in Education project from the Binational Program of Associated Graduate Centers Brazil/Argentina (CAPES - Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel / SPU - Secretariat of University Policies).