Caderno escolar como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11953

Palavras-chave:

avaliação, aprendizagem, aluno e caderno

Resumo

O estudo Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se a técnica de entrevista dirigida à cinco alunos e três professores de uma das escolas primárias da cidade de Lichinga, no ano de 2022. O tratamento de dados foi feito por meio da técnica de análise de conteúdo e de triangulação de dados. Os resultados revelam que o caderno escolar é usado para registar os apontamentos fornecidos pelos professores, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, os conteúdos que estão sendo tratados e refletir sobre a prática pedagógica do professor. Ainda assim, o objeto avaliado no caderno escolar varia de professor para professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agostinho Rosário Teimoso, Universidade Rovuma - Niassa

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição: Autor.

Arlindo Pichesse Naciaia, Universidade Rovuma – Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Lingua Portuguesa pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição: Autor.

António dos Santos João, Universidade Rovuma – Moçambique

Doutor em Psicologia, na Especialidade de Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica, em parceria com a Universidade de Lisboa – Portugal. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma. Pesquisador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Cognição (GEDAC). Membro da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia Escolar e Educacional (ADIPSIEDUC): Autor.

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade Rovuma - Moçambique

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). Contribuição: Autor.

Referências

CARTAXO, Simone Regina Manosso; PIMENTEL, Josiane Cristina Dittmar. Relações entre professores, alunos e cadernos: sistematizações de uma pesquisa-intervenção. Olhar do Professor, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.15398.004.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre, Penso. 2013.

FRAGO, António Vinao. Os cadernos como fonte histórica: aspetos metodológicos e historiográficos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

JÚLIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n.1, jan./jun. 2001.

NEUBERT, Caroline Guião Coelho.; SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Cadernos Escolares e Práticas Pedagógicas. COEB, 2014.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Aprendendo com os cadernos escolares: sujeitos, subjetividades e práticas sociais cotidianas na escola. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos a vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: edUERJ, 2008.

PAIS, Ana; MONTEIRO, Manuel. Avaliação: uma prática diária. Lisboa: Presença, 1996.

SANTANA, Josiene de Carvalho.; MENEZES, José Américo Santos. O uso do caderno nas aulas de educação física. 10 ENFOPE, 2017.

SANTOS, Anabela Almeida Costa e. Caderno escolar na primeira série do ensino fundamental: funções e significados: Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2002.

SANTOS, Anabela Almeida.; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Cadernos escolares: como e o que se registra no contexto escolar? Psicologia Escolar e Educacional, 2005. https://www.scielo.br/j/pee/a/XZrKttgfVBPhmrprzD9phtf/

SILVA, Tiago Morreira Fernandes da. A importância do caderno diário no ensino-aprendizagem de história e de geografia. Dissertação de Mestrado. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2013.

SOUZA, Mariana Venafre Perreira de. Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento não autorizadas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2023-01-25

Como Citar

TEIMOSO, A. R.; NACIAIA, A. P.; JOÃO, A. dos S.; GOMUNDANHE, A. M. Caderno escolar como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e11953, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.11953. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11953. Acesso em: 18 jun. 2024.