Caderno escolar como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11953Palavras-chave:
avaliação, aprendizagem, aluno e cadernoResumo
O estudo Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se a técnica de entrevista dirigida à cinco alunos e três professores de uma das escolas primárias da cidade de Lichinga, no ano de 2022. O tratamento de dados foi feito por meio da técnica de análise de conteúdo e de triangulação de dados. Os resultados revelam que o caderno escolar é usado para registar os apontamentos fornecidos pelos professores, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, os conteúdos que estão sendo tratados e refletir sobre a prática pedagógica do professor. Ainda assim, o objeto avaliado no caderno escolar varia de professor para professor.
Downloads
Referências
CARTAXO, Simone Regina Manosso; PIMENTEL, Josiane Cristina Dittmar. Relações entre professores, alunos e cadernos: sistematizações de uma pesquisa-intervenção. Olhar do Professor, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.15398.004.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre, Penso. 2013.
FRAGO, António Vinao. Os cadernos como fonte histórica: aspetos metodológicos e historiográficos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
JÚLIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n.1, jan./jun. 2001.
NEUBERT, Caroline Guião Coelho.; SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Cadernos Escolares e Práticas Pedagógicas. COEB, 2014.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. Aprendendo com os cadernos escolares: sujeitos, subjetividades e práticas sociais cotidianas na escola. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos a vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: edUERJ, 2008.
PAIS, Ana; MONTEIRO, Manuel. Avaliação: uma prática diária. Lisboa: Presença, 1996.
SANTANA, Josiene de Carvalho.; MENEZES, José Américo Santos. O uso do caderno nas aulas de educação física. 10 ENFOPE, 2017.
SANTOS, Anabela Almeida Costa e. Caderno escolar na primeira série do ensino fundamental: funções e significados: Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2002.
SANTOS, Anabela Almeida.; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Cadernos escolares: como e o que se registra no contexto escolar? Psicologia Escolar e Educacional, 2005. https://www.scielo.br/j/pee/a/XZrKttgfVBPhmrprzD9phtf/
SILVA, Tiago Morreira Fernandes da. A importância do caderno diário no ensino-aprendizagem de história e de geografia. Dissertação de Mestrado. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2013.
SOUZA, Mariana Venafre Perreira de. Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento não autorizadas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Agostinho Rosário Teimoso, Arlindo Pichesse Naciaia, António dos Santos João, Almeida Meque Gomundanhe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.