As atuais políticas curriculares para a juventude brasileira: mudança de rumos ou continuidade dos processos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11956

Palavras-chave:

políticas curriculares, juventude, BNCC, ensino médio

Resumo

O presente texto apresenta análises da configuração que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio tiveram nos contextos escolares, desvelando se de fato apontam mudanças de rumos na formação para a juventude, alvo dessa etapa da Educação Básica ou continuidade dos processos. Como fontes de coleta de dados foram utilizados a pesquisa documental e bibliográfica sobre o objeto de pesquisa e questionários com espaço livre para as narrativas dos sujeitos da pesquisa. Depreende-se, pois, das narrativas dos sujeitos participantes dessa investigação, os seguintes sentidos para a BNCC e o NEM: importação de políticas educacionais, marginalização dos propósitos sociais da educação, mecanismo de controle do Estado, políticas para competitividade econômica, processos de regulação, racionalidade financeira, intensificação do trabalho docente, precarização do ensino, exclusão e segregação dos alunos menos favorecidos socialmente.

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Biografia do Autor

Leonor Gorete Soares Azevedo Silva, Colégio Estadual Petronílio da Silva Prado - Brasil

Mestra em Educação pela Universidad Europea Del Atlântico (2019). Professora no Colégio Estadual Petronílio da Silva Prado de Pindai-BA. 

Eliara Cristina Nogueira da Silva Teixeira, Colégio Estadual Petronílio da Silva Prado - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). Professora do Ensino Médio no Colégio Estadual Petronílio da Silva Prado em Pindaí-BA; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT - UESB) e Formadora de Duplas Gestoras no Plano de Formação Continuada Territorial do IAT/SEC – BA.

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Publicado

2023-01-25

Como Citar

SILVA, L. G. S. A.; TEIXEIRA, E. C. N. da S. As atuais políticas curriculares para a juventude brasileira: mudança de rumos ou continuidade dos processos?. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e11956, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.11956. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11956. Acesso em: 22 dez. 2024.