Pesquisas em Representações Sociais na pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14404

Palavras-chave:

teoria e métodos das Representações Sociais, estado do conhecimento, estado da arte no PPGEd, UESB

Resumo

O presente artigo busca compor um Estado da Conhecimento acerca das pesquisas que se norteiam pelas Teorias e Métodos das Representações Sociais produzidas e desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Assim, examinadas as diversas abordagens e direcionamentos empregados pelos estudantes-pesquisadores vinculados ao PPPGEd/UESB, depreende-se que as Representações Sociais analisam, psicossocialmente, como o ser assujeitado ao grupo convive e representa tal objeto perante o seu agrupamento constituído em ideologias e afetividades. Conclui-se, portanto, que as Representações Sociais apreendem o objeto de pesquisa em diversos espaços e tempo, tal como analisam e compreendem os diferentes sujeitos investigados, por conta do seu multifacetado approach e do seu versátil método e abordagem metodológica que atravessa, remexe, recorta e reconecta os distintos objetos de investigação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germinio José da Silva Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

É Professor de Língua Inglesa na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. É Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); É Lci. em Letras Modernas Português/Inglês e Bel. em Administração; Esp. em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, Adm. Mercadológica e Adm. de Pessoas. É membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB/CNPq).

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

É Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista – BA, Brasil. É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd). É Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Lider do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB/CNPq).

Referências

ABRIC, Jean-Claude. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001. p. 155-171.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais - aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 18-43, jan. / jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ms/index.php/ML/article/view/1169. Acesso em: 15 de mar. 2021.

ANDRÉ, Marli. A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 11-24, set./dez. 2006.

BOMFIM, Natanael Reis. Campos e abordagens da pesquisa em RS e educação: desafios e perspectivas do GIPRES. In: BOMFIM, Natanael (Org.). Representações, educação e interdisciplinaridade: abordagens teórico-práticas na interface entre identidades, territorialidades e tecnologias. Editora: CRV, Curitiba, 2017, p.159-169.

BOMFIM, Natanael Reis; CORREIA, Sílvia Letícia Costa Pereira; AZEVEDO, Micheline Liberato Marques de. Gestão colaborativa como fator de promoção à saúde e segurança na escola. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e11981, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.11981. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11981. Acesso em: 15 nov. 2023.

BOMFIM, Natanael Reis; VON CZÉKUS GARRIDO, Walter. Representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos e suas contribuições às práticas socioeducativas. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 60, n. 63, 2022. DOI: 10.21680/1981-1802.2022v60n63ID27188. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/27188. Acesso em: 7 jan. 2023.

DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. 10ª ed. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1975.

JODELET, Denise (Org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.

MARKOVÁ, Ivana. Dialogicidade e Representações Sociais: As dinâmicas da mente. Tradução: Hélio Magri Filho. Ed. Vozes, 1ª ed. (ISBN-10:8532633978, ISBN- 978-8532633972). 1 janeiro 2006.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Zahar: Rio de Janeiro, 1978.

OLIVEIRA, Edmila Silva de. Representações sociais sobre a docência superior nos cursos de pedagogia da UESB: saberes e dimensões. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista, p. 126. 2021. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2021/04/EDMILA-SILVA-DE-OLIVEIRA.pdf . Acesso em: out. 2021.

OLIVEIRA, Edmila Silva de; SILVA JUNIOR, Germinio Jose da; BARRETO, Denise Aparecida Brito. Concepções de práticas docentes nas interlocuções com a pedagogia da autonomia. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023055, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2395. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2395. Acesso em: 15 nov. 2023.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 1-21, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 7 out. 2021.

PEREIRA, Marcos Aurélio. Representações Sociais de “ser professor no ensino superior”, pelos professores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e sua relação com a prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista, p. 120. 2017. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2017/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-corrigida-vers%C3%A3o-final-para-encaderna%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: out. 2021.

RATEAU, Patrick; MOLINER, Pascal; GUIMELLI, Christian; ABRIC, Jean-Claude. Social Representation Theory. In: VAN LANGE, Paul A. M.; KRUGLANSKI, Arie W.; HIGGINS, Tory (org.). Theories of social psychology, Vol II. London: Sage, 2002. p. 477-497.

RODRIGUES, Priscila da Silva. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com a escola: representações sociais de letramento e alfabetização. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista, p. 115. 2021. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2021/06/PRISCILA-DA-SILVA-RODRIGUES.pdf . Acesso em: out. 2021.

SÁ, Celso Pereira de. Construção do Objeto de Pesquisa em Representações Sociais, A: Editora: EdUERJ. 2ª ed. (ISBN-10:8585881372, ISBN-13: 978-8585881375). 1 jan. 1998.

SAMPAIO, Laís dos Santos. Representações sociais sobre o conceito de tempo pelos professores do primeiro ano do ensino fundamental da cidade de Brumado-Ba. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista, p. 89. 2017. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2017/06/LA%C3%8DS-DOS-SANTOS-SAMPAIO.pdf . Acesso em: out. 2021.

SANTANA, Reinaldo Alves de. Quando o estranho é a roça: representações sociais do ensino de leitura imbricadas nas práticas dos/as professores/as. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista, p. 113. 2018. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2018/05/Dissertacao-Reinaldo-Alves-de-Santana-com-ficha-catalogr%C3%A1fica-min.pdf . Acesso em: out. 2021.

SILVA JUNIOR, Germinio José da. Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder. Ensino em Perspectivas, v.2, n.2, p. 1–17. 2021a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4973. Acesso em: 15 de ago. 2021.

SILVA JUNIOR, Germinio José da. O trabalhador de aplicativo de mobilidade urbana sob demanda: recrutamento, seleção e decisão. Revista de Administração Unimep (RAU), v.19, n.2, p. 187–203. 2021b. Disponível em: http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/rau/article/view/1826. Acesso em: 15 de ago. 2021.

SILVA JUNIOR, Germinio Jose da. Qualidade percebida em serviços educacionais franqueados de língua inglesa. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022080, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16776. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16776. Acesso em: 16 jan. 2023.

SILVA JUNIOR, Germinio José da. Formação Inicial e as suas implicações na profissão docente: Representações Sociais de professores de língua inglesa e as interconexões com a profissionalização. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista, p. 196. 2023. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2023/05/GERMINIO_JOSE_DA_SILVA_JUNIOR_2023_FORMACAO_INICIAL.pdf . Acesso em: 29 de abr. 2023.

SILVA JUNIOR, Germinio José da; BARRETO, Denise Aparecida Brito. Talking about human formation at the interface with identity and difference. Journal of Research and Knowledge Spreading, v.2, n.1, p. 1–6. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/13060; DOI: https://doi.org/10.20952/jrks2113060. Acesso em: 26 de out. 2021.

SILVA JUNIOR, Germinio José da; BARRETO, Denise Aparecida Brito. Representações Sociais na atualidade digital e contingente. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16143, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16143. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16143. Acesso em: 15 nov. 2023.

SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de; NUNES, Claudio Pinto. Condições de trabalho e saúde de docentes municipais no sudoeste da Bahia. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12222, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12222. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12222. Acesso em: 15 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

SILVA JUNIOR, G. J. da; BARRETO, D. A. B. Pesquisas em Representações Sociais na pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14404, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14404. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14404. Acesso em: 2 maio. 2024.