TRAVESSIAS PERCORRIDAS: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10086

Palavras-chave:

Docência, Historia de vida, Memórias

Resumo

Este texto tem como proposta apresentar como ocorreu a construção da docência sobre a ótica da história de vida, fatos e relatos sobre o itinerário para a formação docente. O objetivo constitui-se em apresentar como se deu a construção da docência mediante ao relato de história de vida da pesquisadora. Como aspectos metodológicos caracteriza-se como um estudo (auto) biográfico baseado na história de vida, verificando as condições objetivas, experiências vividas e a maneira como são narradas pela própria autora. Compreendo que narrar a nossa história é possibilitar uma reinvenção do modo de como me apresento no mundo, incorporando aquilo que foi vivido e apresentar o passando se fazendo no presente. Desse modo, intencionei através das minhas narrativas criar uma reflexão sobre aquilo que vivenciamos e experienciamos ao longo do nosso itinerário formativo, como algo extremamente relevante para compreendemos como se dá a nossa constituição como pessoa e profissional. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Educação Infantil e Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC e Brinquedista. 

Referências

BEZERRA, P. O. A constituição da identidade profissional e dos saberes docente: territórios da experiência. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 432-445, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7902. Acesso em: 23 jan. 2021.

COLASANTI, M. Doze reis e a moça no labirinto do vento. 09. ed. São Paulo: Global, 2000.

FERREIRA. L. G. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, Ano IX, n. 15, p. 99-110, 2015a. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/download/2458/2027/. Acesso em: 13 jul. 2020.

FERREIRA, L. G. Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, 2015b. p. 1234-1249. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217. Acesso em: 02 fev. 2021.

FERREIRA, L. G. Formação e identidade docente: práticas e políticas de formação. In: FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. de C. S. N. (Org.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba: CRV, 2014. p. 167-179.

FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. de C. S. N. (Org.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba: CRV, 2014.

FERREIRA, L. G. Mandalas Pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: saberes e sabores na formação docente. Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 61-76, p. 61-76, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660. Acesso em: 11 ago. 2020.

FERREIRA, L. G. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.

FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese. v. 7, n. único. p. 301-320. 2021. Disponível em: encurtador.com.br/beDU1. Acesso: 20 set. 2021.

FERREIRA, Á. de C.; GUERRA, A. A construção da identidade docente de licenciados em Física e Matemática: relatos sobre o processo formativo. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 83-96, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7455. Acesso em: 23 jan. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo, Cortez, 2004.

LEMINSKI, P. Distraídos venceremos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

____________. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MOREIRA, J. da S. Implicações do estágio supervisionado na constituição da identidade profissional: relato de experiência. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p 375-391, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7681. Acesso em: 23 jan. 2021.

REDESCOBRIR. Gonzaguinha. São Paulo: EMI-Odeon, 1981. CD.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Guimarães, R. (2021). TRAVESSIAS PERCORRIDAS: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10086

Edição

Seção

Artigos