TRAVESSIAS PERCORRIDAS: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10086Palavras-chave:
Docência, Historia de vida, MemóriasResumo
Este texto tem como proposta apresentar como ocorreu a construção da docência sobre a ótica da história de vida, fatos e relatos sobre o itinerário para a formação docente. O objetivo constitui-se em apresentar como se deu a construção da docência mediante ao relato de história de vida da pesquisadora. Como aspectos metodológicos caracteriza-se como um estudo (auto) biográfico baseado na história de vida, verificando as condições objetivas, experiências vividas e a maneira como são narradas pela própria autora. Compreendo que narrar a nossa história é possibilitar uma reinvenção do modo de como me apresento no mundo, incorporando aquilo que foi vivido e apresentar o passando se fazendo no presente. Desse modo, intencionei através das minhas narrativas criar uma reflexão sobre aquilo que vivenciamos e experienciamos ao longo do nosso itinerário formativo, como algo extremamente relevante para compreendemos como se dá a nossa constituição como pessoa e profissional.
Downloads
Referências
BEZERRA, P. O. A constituição da identidade profissional e dos saberes docente: territórios da experiência. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 432-445, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7902. Acesso em: 23 jan. 2021.
COLASANTI, M. Doze reis e a moça no labirinto do vento. 09. ed. São Paulo: Global, 2000.
FERREIRA. L. G. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, Ano IX, n. 15, p. 99-110, 2015a. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/download/2458/2027/. Acesso em: 13 jul. 2020.
FERREIRA, L. G. Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, 2015b. p. 1234-1249. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217. Acesso em: 02 fev. 2021.
FERREIRA, L. G. Formação e identidade docente: práticas e políticas de formação. In: FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. de C. S. N. (Org.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba: CRV, 2014. p. 167-179.
FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. de C. S. N. (Org.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba: CRV, 2014.
FERREIRA, L. G. Mandalas Pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: saberes e sabores na formação docente. Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 61-76, p. 61-76, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660. Acesso em: 11 ago. 2020.
FERREIRA, L. G. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.
FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese. v. 7, n. único. p. 301-320. 2021. Disponível em: encurtador.com.br/beDU1. Acesso: 20 set. 2021.
FERREIRA, Á. de C.; GUERRA, A. A construção da identidade docente de licenciados em Física e Matemática: relatos sobre o processo formativo. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 83-96, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7455. Acesso em: 23 jan. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo, Cortez, 2004.
LEMINSKI, P. Distraídos venceremos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
____________. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MOREIRA, J. da S. Implicações do estágio supervisionado na constituição da identidade profissional: relato de experiência. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p 375-391, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7681. Acesso em: 23 jan. 2021.
REDESCOBRIR. Gonzaguinha. São Paulo: EMI-Odeon, 1981. CD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.