DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA PARA O PÚBLICO VIDENTE E COM DEFICIÊNCIA VISUAL: EXPERIÊNCIA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10281

Palavras-chave:

Deficiência visual, Divulgação da astronomia, Espaço não formal de aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido por estudantes do curso de licenciatura em Física cujo objetivo foi elaborar e realizar uma exposição voltada à divulgação da Astronomia para o público vidente e não vidente. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física III em parceria com o Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo (MUSES). O material foi desenvolvido sob orientação da professora e com a colaboração de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência visual de uma escola da rede pública. De forma geral, público vidente demonstrou interesse pela exposição, principalmente com relação às maquetes dos foguetes e ao um vídeo em Realidade Virtual. A criança visitante não vidente se sentiu bem à vontade quanto ao material, mas demonstrou estranheza quanto à maquete da superfície da Lua. O visitante não vidente adulto demonstrou uma maior facilidade em manipular o material e compreender as informações, pois perdeu a visão na adolescência e tinha conhecimento inicial sobre o tema e memória visual. O visitante adolescente com baixa visão avaliou positivamente os materiais informando que os textos, imagens e maquetes permitiam compreender o que estava sendo informado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Santos de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Física na área de Física das Interações Fundamentais. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e possui experiência em Computação Física.

Simone Aparecida Fernandes Anastácio, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Física (UFSJ), Mestre em Física (UFMG) e Doutora em Educação (UFMG). Professora na Universidade Federal do Espírito Santo - Unidade Alegre, Departamento de Química e Física. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF – SBF)/Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/Ufes).

Referências

ALMEIDA, M. S. B. Educação não formal, informal e formal do conhecimento científico nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem. 2014. TCC (Graduação) - Curso de Biologia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2014.

ANDRADE, D. P. de. IACHEL, G. A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Astronomia para deficientes visuais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Atas... Florianópolis: Abrapec, 2017. p. 1–9. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0291-1.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2018.

BERNARDINO, J. da S. C.; NEGREIROS, C. L.; FERREIRA. L. L. Educação inclusiva em escolas da rede pública do município de Arenápolis/MT: uma experiência de ensino e aprendizagem em matemática com alunos de múltiplas deficiências. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. out./dez. 111- 128. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7610/5412. Acesso: 05 jan. 2021.

BIZERRA, A. F.; CIZAUSKAS, J. B. V.; INGLEZ, G. C.; FRANCO, M. T. de. Conversas de aprendizagem em museus de ciências: como os deficientes visuais interpretam os materiais educativos do museu de microbiologia? Revista Educação Especial, v. 25, n. 42, p. 57-74, 2012. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 03 fev. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm. Acesso em: 13 maio 2018.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Legislação sobre museus. 2. ed. Brasília: Edições Câmara, 2013. 159 p. Disponível em http://www.sistemademuseus.rs.gov.br/wp-content/midia/Legislacao-sobre-Museus.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.

CHAGAS, I. Aprendizagem não formal/formal das ciências: Relações entre museus de ciência e escolas. Revista de Educação, v. 3, n. 1, p. 51-59, 1993.

CHALHUB, T.; BENCHIMOL, A.; ROCHA, L. M. G. de M. Acessibilidade e inclusão: a informação em museus para os surdos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015. Disponível em:

http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2863/1207. Acesso em: 03 mar. 2022.

COSTA-PINTO, D. da.; SOUZA, G. A.; SILVA, D. M.; FARIAS, T. P. D.; MEIRELLES, R. M. S.; ARAÚJO-JORGE, T. C. A construção de mini-museus de Ciências auxiliando deficientes visuais no ensino fundamental, médio e superior do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 5., 2005, Bauru. Atas... Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1–9.

DAMASCENO, A. R.; CRUZ, I. D. Inclusão em educação e a formação de professores em perspectiva: entre velhos dilemas e desafios contemporâneos. Revista de Estudos Em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, p. 71-88, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8093. Acesso em: 30 mar. 2021.

DOMINGUES, C. dos A.; SÁ, E. D. de; CARVALHO, S. H. R. de; ARRUDA, S. M. C. de P.; SIMÃO, V. S. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 63p.

DOMINICI, T. P.; OLIVEIRA, E.; SARRAF, V.; DEL-GUERRA, F. Atividades de observação e identificação do céu adaptadas às pessoas com deficiência visual. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 4, p. 4501-1-4501-8, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-47442008000400010. Acesso em: 21 mar. 2021.

FERREIRA, L. G.; BARRETO, D. A. B.; SOUZA, E. M. de F. Educação Inclusiva e Currículo: reflexões sobre as novas exigências formativas. In: COSTA, G. dos S.; PUIGGRÒS, N. R.; NUNES, C. P. (Orgs.). Educação e inclusão: desafios formativos e curriculares. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020, p. 87-100.

FERNANDES, Simone Aparecida et al. Conceitos, Procedimentos e Atitudes no Ensino de Ciências: avaliando uma aula sobre fungos no Ensino Fundamental. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 1, p. 69-82, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i1.7223. Acesso em: 28 mar. 2022.

GADOTTI, M. Educação Formal, Não Formal e Informal: três conceitos vizinhos. Cidade Évora Educadora. Évora, v. 1, p. 1-4, 2012.

GASPAR, A. A educação formal e a educação informal em ciências. In: MASSARANI, L; MOREIRA, I. C E BRITO, F. (Orgs.) Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2002. p. 171-183. Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/cienciaepublico.pdf. Acesso em: 15 out. 2018.

GOHN, M. da G. Educação não-formal na pedagogia social. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, São Paulo. Procedings... São Paulo: USP, 2006. Disponível em:

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2021.

LOUREIRO, C. R. M. J.; SILVA, R. L. da. Políticas Públicas de Educação Inclusiva: desafios à formação de estudantes público-alvo da educação especial. Revista de Estudos Em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, p. 196-210, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8090. Acesso em: 30 mar. 2021.

MARANDINO, M. Interfaces na relação museu-escola. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 18, n. 1, p. 85-100, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%25x. Acesso em: 28 fev. 2022.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. 216 p.

MARTINS, P. R. A inclusão social tem influência nas práticas museais? O acesso dos públicos com deficiência. Midas, v. 2, p. 1-13, 2013. Disponível em: http://midas.revues.org/246. Acesso em: 03 de mar.2022

MONTI, L. L. A materialização da deficiência na atualidade: algumas considerações. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 2, n. 6, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9490. Acesso em: 30 jan. 2022.

OLIVEIRA, G. C. da G. de; TURCI, C. C.; SILVA, E. M. de A.; TEIXEIRA, B. M.; GARRIDO, I. S.; MORAES, R. S. O Museu Nacional da UFRJ como um espaço não formal para o ensino e aprendizagem de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011. p. 1-10.

ROCHA, S. C. B. da; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2010. 136 p.

ROMANI, E. Design do livro tátil ilustrado: processo de criação centrado no leitor com deficiência visual e nas técnicas de produção gráfica da imagem e do texto. 2016. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2016.

SANTOS, S. S. Espaços educativos científicos: formal, não formal e informal. Revista Areté, v. 9, n. 20, p. 98-107, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/251. Acesso em: 01 out. 2018.

SANTOS, D. L. dos; MACEDO, A. C. De ponto em ponto, do b-a-ba à leitura de mundo: vivências freirianas para além do espaço escolar. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9261. Acesso em: 30 jan. 2022.

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação – Reação, São Paulo, mar./abr., v. XII, p. 10-16, 2009. Disponível em: http://www.ocuidador.com.br/imgs/utilidades/terminologia-50aa23697289a.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

SARRAF, V. P. Acessibilidade para pessoas com deficiência em espaços culturais e exposições: inovação no design de espaços, comunicação sensorial e eliminação de barreiras atitudinais. In: CARDOSO, E.; CUTY, J. (org.). Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre: Marca Visual, 2012, p. 16-37. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3024706/mod_resource/content/1/acessibilidade-em-ambientes-culturais-eduardo-cardoso-e-jeniffer-cuty-orgs.pdf. Acesso em: 03 de jun. 2018.

SILVA, Angélica Fátima dos Santos; ANDRADE, Maria Aparecida da Silva. Validação de sequência didática a partir de uma questão sociocientífica sobre desmatamento na perspectiva CTSA para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 2, p. 231-255, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7897. Acesso em: 28 dez. 2021.

SILVA, Railane dos Santos; SILVA, Mara Aparecida Alves; SILVA, José Gilberto. Os limites e potencialidades de uma oficina temática como estratégia para o ensino de química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 207-230, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7197. Acesso em: 28 dez. 2021.

SIMÕES, E. da S.; HOELTGEBAUM ZAVA, D.; SILVA, G. C. F.; AZULAY KELMAN, C. Menos do mesmo: a pedagogia visual na construção da L2. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7., 2011, Londrina, PR. Anais [...] v.1, n.1. Londrina, PR: UEL, 2011. p. 3608-3616.

SOUSA LEÃO, G. B. O. e, G. B. O. e; SOFIATO, C. G.; OLIVEIRA, M. de. A imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 1, p. 51-63, 2017. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/4c04/a5a4d8096d5f8ac82a436f1def9ecad866ac.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Jesus, D. S. de, & Anastácio, S. A. F. (2022). DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA PARA O PÚBLICO VIDENTE E COM DEFICIÊNCIA VISUAL: EXPERIÊNCIA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO/APRENDIZAGEM . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10281

Edição

Seção

Dossiê Temático