DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA PARA O PÚBLICO VIDENTE E COM DEFICIÊNCIA VISUAL: EXPERIÊNCIA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO/APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10281Palavras-chave:
Deficiência visual, Divulgação da astronomia, Espaço não formal de aprendizagemResumo
Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido por estudantes do curso de licenciatura em Física cujo objetivo foi elaborar e realizar uma exposição voltada à divulgação da Astronomia para o público vidente e não vidente. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física III em parceria com o Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo (MUSES). O material foi desenvolvido sob orientação da professora e com a colaboração de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência visual de uma escola da rede pública. De forma geral, público vidente demonstrou interesse pela exposição, principalmente com relação às maquetes dos foguetes e ao um vídeo em Realidade Virtual. A criança visitante não vidente se sentiu bem à vontade quanto ao material, mas demonstrou estranheza quanto à maquete da superfície da Lua. O visitante não vidente adulto demonstrou uma maior facilidade em manipular o material e compreender as informações, pois perdeu a visão na adolescência e tinha conhecimento inicial sobre o tema e memória visual. O visitante adolescente com baixa visão avaliou positivamente os materiais informando que os textos, imagens e maquetes permitiam compreender o que estava sendo informado.
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