A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE COMO SUBSIDIO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9444

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Remoto, Pedagogia da Autonomia

Resumo

Com o tema/problemas: Como os estudos sobre a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire permite apontá-la como subsidio a Educação Brasileira em tempos da pandemia da Covid-19? O presente estudo tem por objetivo geral: discutir estudos sobre a obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, procurando apontar, como ela pode subsidiar a Educação Brasileira em tempos da pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, de abordagem qualitativa. Fundamentado em: Cavalcanti (2020); Charles Holgeset al. (2020); Chiarellai, et al. (2015); Costin (2020); Everton (2020); Gaia, Silva e Candido (2020); Hora e Bezerra (2021); Pasini, Carvalho e Almeida (2021); Savian, Bem e Batista (2020); Schram e Carvalho (2021); Silva e Silva (2020); Silva (2015); Souza (2021); Vasconcellos (2007). Os resultados apontam para os desafios impostos pela pandemia à educação, mediante a reconstrução das novas relações e promoção da emancipação humana. As considerações finais indicam que educar é tornar sonhos possíveis, é transformar, é gostar de gente, é querer bem ao(a) educando(a), é ter bom senso, é ter humildade, tolerância e lutar por um mundo melhor; é saber se capaz de pensar criticamente e de ser arauto juntamente com o outro da sua própria liberdade.

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Biografia do Autor

Elson de Souza Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Lemos, E. de S. (2021). A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE COMO SUBSIDIO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9444

Edição

Seção

Dossiê Temático