A abordagem didática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: suas faces e interfaces no processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11594

Palavras-chave:

Didática, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Práticas Educativas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar como ocorrem os processos didáticos/educativos, a partir das percepções do professor e dos discentes de uma escola pública do interior da Bahia. Desse modo, constitui-se como um estudo de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de produção de dados as entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada com professores e estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), de um colégio que atende a modalidade em pauta, localizado no interior da Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se como aporte teórico autores como: Libâneo (2002; 2013), pela discussão sobre as ações didático-pedagógicas e Freire (2000; 2011) por toda a contribuição para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, dentre outros. Os dados possibilitaram uma melhor reflexão sobre as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores da EJAI, pois foi possível identificar que estão revestidas de técnicas, métodos e conteúdo de ensino que alcançam os estudantes, contribuindo para a qualificação do seu processo formativo. O trabalho docente realizado no colégio pesquisado é de grande relevância, atende os interesses dos educandos e possibilita o protagonismo destes no processo pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Melo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Pedagoga pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Pós-graduanda em Educação Infantil, Anos Iniciais e Psicopedagogia. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão Carolina Maria de Jesus: pesquisa e extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora

Maria Eurácia Barreto de Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Doutora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Centro de Formação de Professores (CFP). Pesquisadora e líder do núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora. 

Referências

ANDRADE, Maria Eurácia Barreto de; ESTRELA, Sineide Cerqueira. A formação docente e os desafios para a EJA. In: ANDRADE, Maria Eurácia Barreto de; ESTRELA, Sineide Cerqueira (orgs.). Saberes e partilhas na educação de jovens, adultos e idosos. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021, p. 77-103. E-book. Disponível em: https://online.fliphtml5.com/sjtcu/zwuo/#p=1. Acesso em: 13 jul. 2022.

BÖES, João Carlos; MATOS, Diego de Vargas; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. Desafios enfrentados pelos docentes da educação de jovens e adultos na atualidade. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13434, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13434. Acesso em: 6 out. 2023.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e cultura, v. 10, n. 1, p. 11-27, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/1719. Acesso em: 13 jul. 2022.

CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf. Acesso em: 13 jul. 2022.

FREIRE, Paulo. Alfabetização de Jovens e Adultos. In: FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez editora, 2000. p. 67-70.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e terra, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. 2002.

OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira. Educar numa Perspectiva Complexa e Transdisciplinar em Paulo Freire. In: OLIVEIRA, Maria Marly; RIBEIRO, Magali Maria de Lima. Paulo Freire: 20 Anos da Ausência Presença. Recife: Tarcísio Pereira Editor, 2020. p. 48-59.

PAIVA, Jane; FERNANDES, Fátima Lobato. Da concepção à prática de formação inicial: A EJA no currículo de pedagogia. Revista Teias, v. 17, p. 25-42, Edição Especial. 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/25007/18074. Acesso em: 13 jul. 2022.

SANTOS, José Jackson Reis dos. Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 8, p. 157-176, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623. Acesso em: 9 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Melo, G. da S., & Andrade, M. E. B. de. (2023). A abordagem didática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: suas faces e interfaces no processo. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11594