A abordagem didática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: suas faces e interfaces no processo
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11594Palavras-chave:
Didática, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Práticas EducativasResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar como ocorrem os processos didáticos/educativos, a partir das percepções do professor e dos discentes de uma escola pública do interior da Bahia. Desse modo, constitui-se como um estudo de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de produção de dados as entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada com professores e estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), de um colégio que atende a modalidade em pauta, localizado no interior da Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se como aporte teórico autores como: Libâneo (2002; 2013), pela discussão sobre as ações didático-pedagógicas e Freire (2000; 2011) por toda a contribuição para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, dentre outros. Os dados possibilitaram uma melhor reflexão sobre as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores da EJAI, pois foi possível identificar que estão revestidas de técnicas, métodos e conteúdo de ensino que alcançam os estudantes, contribuindo para a qualificação do seu processo formativo. O trabalho docente realizado no colégio pesquisado é de grande relevância, atende os interesses dos educandos e possibilita o protagonismo destes no processo pedagógico.
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