Transtorno do Espectro Autista e as estratégias pedagógicas para assegurar a inclusão: um estudo das produções científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.13969

Palavras-chave:

Atendimento Especializado, Estratégias Pedagógicas, Inclusão

Resumo

O presente artigo, de abordagem qualitativa e que se caracteriza como “Estado da Arte”, objetivou analisar teses e dissertações no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo inicialmente como base os seguintes descritores: “Transtorno do Espectro Autista” e “Estratégias Pedagógicas”. Essa busca implicou no encontro de duas (02) pesquisas, sendo todas dissertações, publicadas em 2020. Pelo pequeno quantitativo, modificamos os descritores para “Transtorno do Espectro Autista” e “Atendimento Educacional Especializado”, a busca apontou três (03) dissertações, todas publicadas em 2022. Ao cruzar os dados, selecionamos quatro (04) pesquisas para leitura em sua integralidade, visto que uma se repetia. As pesquisas revelam que apesar de serem pouco conhecidas e/ou utilizadas, as estratégias pedagógicas podem colaborar para o processo de ensino e aprendizagem das crianças com TEA. Dentre essas, destacamos, o Plano de Ensino Educacional Individualizado (PEI), o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), e a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que são consideradas como possibilidades para contribuir na inclusão educacional. Destarte, destacamos como relevante neste estudo, o aprimoramento dos saberes e conhecimentos dos/as professores/as, para que possam proporcionar aos/às estudantes uma educação equitativa.

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Biografia do Autor

Queilânia Silva Lô Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz 

Vaneide Souza de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Docente Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UESC. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Coordenadora do Programa Coletivo Paulo Freire/UESB/Brasil

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Publicado

2024-02-15

Como Citar

Almeida, Q. S. L., Oliveira, V. S. de, & Cruz, L. M. . (2024). Transtorno do Espectro Autista e as estratégias pedagógicas para assegurar a inclusão: um estudo das produções científicas. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-24. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.13969