O não-lugar de mulheres-mães na educação: ingresso à docência e a permanência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11498

Palavras-chave:

Docência, Políticas públicas, Ensino superior, Gênero

Resumo

Este artigo analisa o não-lugar de mulheres-mães no campo da educação. Para tanto, recorre-se teórico e metodologicamente aos Estudos das Políticas Educacionais, Estudos de Gênero pós-estruturalistas e Estudos foucaultianos. Em um primeiro momento é realizado um recuo histórico no intuito de investigar o não-lugar de mulheres-mães na docência, cujas investigações se dão no âmbito da I Conferência Nacional de Educação (1927). Após, debate-se sobre o não-lugar dessas mulheres-mães no Ensino Superior e o direito a Educação que lhe és garantido por lei, mas não efetivado. Diante disso, conclui-se que o avanço nas políticas educacionais permitiu o acesso ao ensino para distintas classes sociais, entretanto essas “minorias” ainda carecem de políticas que possibilitem a permanência e o êxito em seu processo formativo, o que acomete todos os níveis da educação – básica, profissionalizante e superior.

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Biografia do Autor

Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Doutorando em Educação

Doutor (2022) e mestre (2018) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2022), licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2022) e em História pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Membro pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq/UNISINOS). E-mail: audreipizolati@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0656-0995.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Pizolati, A. R. da C. (2023). O não-lugar de mulheres-mães na educação: ingresso à docência e a permanência no ensino superior. Revista De Iniciação à Docência, 8(1). https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11498

Edição

Seção

Dossiê: Cultura de paz