Roteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11569Palavras-chave:
Material Didático, Roteiro de Aprendizagem, Ensino e aprendizagem de línguas estrangeirasResumo
O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de elaboração de materiais didáticos a partir da apresentação do gênero roteiro de aprendizagem (FARIAS, 2019) e análise de um roteiro tomando por base as contribuições teóricas acerca da temática (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, entre outros). Assim, fundamentados numa abordagem qualitativa de pesquisa de caráter documental, apresentamos a análise de um roteiro de aprendizagem elaborado por educadores da rede pública e privada de ensino, fundamentados em teorias para o ensino de línguas, produção e análise de materiais didáticos. Os resultados da análise apontam que o gênero roteiro de aprendizagem possui características fundamentais para um material didático como: capacidade de reusabilidade, contextualização, personalização, construção colaborativa, hipertextualidade e a autonomia do professor.
Downloads
Referências
ARAUJO, Jessica Martins; FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades sociais de gênero em livros didáticos de língua inglesa sob um viés do Inglês como Língua Franca. Brazilian English Language Teaching Journal, Porto Alegre, v. 9, n.1, p. 74-90, 2018.
CARNEIRO, Tiago da Fonseca; CONCEIÇÃO, Luiz E. Guedes; NASCIMENTO, Diana K. Paula de; SANTOS, Tamara Afonso; SILVA, Gigliane Silva. Roteiro de Aprendizagem. Rio Branco: UFAC, 2021.
FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras de. Design thinking na elaboração de um produto educacional: roteiro de aprendizagem - estruturação e orientações. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2019.
FERNANDES, Woquiton Lima; ANDRADE, Jaqueline B. Ferraz. O material didático na educação à distância e sua dimensão cognitiva: do recurso ao discurso. In: LACERDA, Gilberto Santos, ANDRADE, Jaqueline B. Ferraz de (Org.). Virtualizando a Escola – Migrações docentes rumo à sala de aula virtual. Brasília: LiberLivro, 2010.
LEFFA, Vilson J. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, p. 243-265, 2017.
LIMA, Diógines Cândido. Construção de crenças sobre materiais didáticos em narrativas de aprendizagem e a formação do professor de língua estrangeira. In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio (Org.). Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Contestações e Proposições. Salvador: EDUFBA, p. 139-166, 2012.
PAIVA, Vera L. M. de Oliveira. Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v.8, n. 10.1, p. 344-357, 2014.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. O papel eminentemente político dos materiais didáticos de inglês como língua estrangeira. In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio (Org.). Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Contestações e Proposições. Salvador: EDUFBA, p. 57-82, 2012.
RIBEIRO, Ana Elisa. Educação e tecnologias digitais na pandemia: ciclos da precariedade. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 01-16, 2021.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de.; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I, n. 1, p. 1-15, 2009.
SCHEYERL, Denise. Práticas ideológicas na elaboração de materiais didáticos para a educação linguística. In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio (Org.). Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Contestações e Proposições. Salvador: EDUFBA, p. 37-56, 2012.
SILVESTRE; Viviane P. Viana; SILVA, Michael D. Rodrigues da; SABOTA, Barbra. Materiais Didáticos de Língua Estrangeira Sob o Viés das Perspectivas Críticas na Educação Linguística: um Estudo pela Ótica dos Três Mundos. Línguas e Letras: Edunioeste, v. 20, n. 46, 2019.
SIMÕES, Darcilia; GARCÍA, Flavio. A pesquisa científica como linguagem e práxis. Rio de Janeiro: Publicações Dialogarts, 2014.
VILAÇA, Márcio L. Corrêa. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. Unigranrio: Duque de Caxias, v. 7, n. 30, p. 1-14, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.