Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11641Palavras-chave:
Formação inicial docente, Regência escolar, Estratégias didáticasResumo
Este artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Programa Residência Pedagógica (PRP): aspectos do percurso formativo de residentes". Tal projeto tem como objetivo evidenciar em que aspectos o PRP contribui para a formação inicial dos licenciandos residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Para este texto, buscamos identificar estratégias didáticas utilizadas por residentes nas regências ocorridas no ensino remoto, tomando como referência os conteúdos conceituais e procedimentais de Zabala (1998). Metodologicamente, o estudo é de caráter descritivo-interpretativo, com abordagem qualitativa, que se apoia, como técnica de constituição de dados, na análise documental, tomando como referência os registros realizados em diário de bordo durante a observação de aulas Desse estudo é possível afirmar que a regência escolar é um alicerce fundamental no processo educativo do licenciando por unir a teoria com a prática, de forma a contribuir para a formação inicial como educador. Além disso, foi possível identificar que os residentes usaram os recursos que dominavam para dinamizar aulas online, bem como contemplaram, nos slides usados, conteúdos conceituais e procedimentais dos objetos de conhecimento trabalhados.
Downloads
Referências
BRASIL/CAPES. Programa Residência Pedagógica, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: abril de 2021.
FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla da Silva. Residência pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista práticas de linguagem, v. 10, n. 1, 2020.
FREITAS, Mônica Cavalcante de; et al. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectiva, v. 1, n. 2, p 1-12, 2020.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GONÇALVES, Sheila Maria Santos et al. Relato sobre o Programa de Residência Pedagógica: um olhar sobre a Formação Docente. Id on Line Rev. Mult. Psic, v.13, n. 48 p. 670-683, Dezembro/2019.
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LIMA, Mariely Layane Almeida de; MARQUES, Valéria Risuenho. Programa Residência Pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n. 3, edição especial, p. 452-471, set./dez. 2021.
MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes; PIMENTA, Selma Garrido. É possível formar professores sem os saberes da Pedagogia? uma reflexão sobre docência e saberes. Revista Metalinguagens. n. 3, mai. 2015, p. 135-156.
MIRANDA, Benozil Ferreira; MARQUES, Valéria Risuenho. Aspectos do percurso formativo de residentes do curso de licenciatura integrada. Brazilian Electronic Journal of Mathematics, v.3 - n.5, jan/jun, 2022. ISSN: 2675-1313
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Revista Educação e Realidade. v. 44, n. 3, 2019.
NÓVOA, António (Org). A Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote. 1995. p.15-34.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Saberes da Docência).
SCHÖN, Donald. Como um ensino prático reflexivo pode conectar os mundos da Universidade da prática. In: SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago., 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimento universitário: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. n. 13, jan./fev./mar./abr. 2000. Disponível em: http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: junho de 2021.
ZABALA, Antoni. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. In: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.