Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11722

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Saberes/fazeres docentes, Formação de professores de Ciências, Emergência planetária

Resumo

Neste ensaio objetivamos discutir os principais desafios e possibilidades para o ensino de ciências relacionados à dimensão científico-tecnológica numa perspectiva crítica que contribua com a construção de uma sociedade justa, solidária e sustentável. Desse modo, evidenciamos desafios que se interpõem entre as práticas de ensino de ciências oriundas de métodos puramente habituais e uma verdadeira práxis pedagógica que possa contribuir para a transformação crítica da realidade. Nessa perspectiva, destacamos alguns caminhos incorporados em cinco novas demandas interdependentes que marcam de maneira singular o momento em que vivemos, quais sejam: a) problematização de ideologias e visões limitadas da própria ciência em sua relação com a realidade; b) superação do cientificismo e da perspectiva anticientífica; c) enfrentamento das dimensões capitalistas, patriarcais e colonialistas na própria construção e desenvolvimento da ciência e tecnologia; d) constituição de tessituras e relações dialógicas entre saberes/fazeres críticos que compartilham de premissas semelhantes voltadas à superação dos dilemas e contradições sociais que vivenciamos, e e) incorporação de uma dimensão ética no ensino de ciências. Sinalizamos, portanto, novos horizontes no contexto de uma Educação em Ciências que seja capaz de colaborar para o necessário enfrentamento da crise civilizatória que vivenciamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, atuando na área de educação e prática de ensino de ciências.. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA.

Uilian dos Santos Santana, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Atua principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Ensino de Ciências; Bakhtin e o Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ensino por Investigação; Interculturalidade; Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia.

Rutiléa Mendes de Morais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Educação em Saúde, Educação em Ciências, Literatura de Cordel, Educação a Distância e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Referências

ALBUQUERQUE, N. F.; ROCHA FILHO, J. B. As pandemias contemporâneas e a ética no ensino de ciências. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. 34, p. 324-349, jan./abr. 2022.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, v. 45, n. 21, p. 275-296, 2015.

BIZZO, N. Ciências: Fácil ou Difícil? São Paulo: Biruta, 2009.

BRITTO, D. M. C.; MELLO, I. C. Ensino de Ciências na Era da Pós-verdade: considerações acerca do discurso presente em Fake News. REAMEC – Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 1, jan/abr. 2022.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. DE; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37, p. 45-56, jan./abr., 2008.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2018.

DUARTE, N. Vygotsky e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vygotskiana. 2. ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2001.

FARIAS, I. M. S; SALES, J. O. C. B.; BRAGA, M. M. S. C.; FRANÇA, M. S. L. M. Identidade e fazer docente: aprendendo a ser e a estar na profissão. In: Didática e Docência: aprendendo a profissão. 3ª ed., nova ortografia. Brasília: Líber Livro, 2011.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, A. M. Educação para a paz segundo Paulo Freire. In: Revista Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: PUC/RS, ano XXIX, n.2, s/p., Maio/Agosto, 2006.

GARCIA, C. M. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez., 2009.

GIL-PÉREZ, D. MONTORO I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Por uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GUIMARÃES, M.; CÁRTEA, P. A. M. Há rota de fuga para alguns, ou somos todos vulneráveis? A radicalidade da crise e a educação ambiental. Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, v. 1, p. 21-43, 2020.

JUNGES, A. L.; ESPINOSA, T. Ensino de ciências e os desafios do século XXI: entre a crítica e a confiança na ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1577-1597, dez., 2020.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Harper & Harper, 2008.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LUZ, R.; ALMEIDA, R. O. Dimensões de Ciência e Tecnologia na obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC em Redes., 2021, Caldas Novas (GO). Anais do XIII ENPEC, 2021, p. 1-7.

MALDONADO-TORRES, N. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, p. 75-97, 2016.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Trad. Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.

MIGNOLO, W. D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PARRAT-DAYAN, S. Ensino de ciências hoje: quais os avanços? Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília, v. 9, Número Especial, p. 70-92, jul. 2017.

REIS, P. Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, e21000, 2021.

RODRIGUES, A. R. de S. Educação Ambiental em tempos de transição paradigmática: entrelaçando saberes “disciplinados”. Ciência & Educação, Bauru, v.20, n.1, p. 195-206, 2014.

RODRIGUES, V. A. B.; VON LINSINGEN, I.; CASSIANI, S. Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, p. 71-91, 2019.

SALLES-FILHO, N. A. Educação para a Paz: saberes necessários para a formação continuada de professores. In: Kelma Socorro Lopes de Matos, Verônica Salgueiro do Nascimento, Raimundo Nonato Júnior. (Org.). Cultura de Paz: do conhecimento à sabedoria. Fortaleza: Editora Universidade Federal do Ceará, 2008, v. 1, p. 102-119.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos - CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, 2007.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SILVÉRIO, V. R; TRINIDAD, C. T. Há algo novo a se dizer sobre as relações raciais no Brasil contemporâneo? Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, p. 891-914, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TONET, I. Atividades educativas emancipadoras. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n.1, p. 9-23, 2014.

VIANNA D. S.; CARVALHO A. M. P. Do fazer ao ensinar ciência: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2001.

VILELA, M. L.; SELLES, S. E. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020.

VILCHES, A.; GIL PÉREZ, D.; PRAIA, J. De CTS a CTSA: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Orgs). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Luz, R. da, Santana, U. dos S., & Morais, R. M. de. (2023). Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11722, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11722

Edição

Seção

Dossiê: Cultura de paz