O Pibid e suas contribuições para o ensino de língua inglesa: aplicação de atividades lúdicas associadas à cultura de paz, solidariedade e justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11728

Palavras-chave:

Docência, Ludicidade, Ensino de língua inglesa, Relato de experiência, Sociedade

Resumo

O presente artigo visa mostrar a relevância do Pibid, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência, na formação de professores, bem como o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Trata-se de um relato de experiência sobre duas oficinas com atividades lúdicas desenvolvidas por bolsistas do Pibid, em uma escola pública de Viçosa, Minas Gerais. Os aportes teóricos utilizados para embasar as discussões relacionadas ao ensino da Língua Inglesa, ao papel da escola na sociedade e à importância das metodologias lúdicas foram Baladeli (2016), Barcelos (2011), Davis et al (2013), Dupret (2002), Estêvão (2016), Garcia (2018), Marzari (2020), Miccoli (2016), Rocha (2015), Santos (2019) e Tavares e Barreiro (2017). Por meio deste relato, foram apresentadas reflexões sobre a necessidade do docente saber moldar suas didáticas para promover uma educação crítica que caminhe rumo à justiça social. Além disso, foram compartilhadas experiências que mostram que o uso da ludicidade em aulas de inglês pode alcançar um ensino muito mais efetivo, visto que isso se distancia do ensino tradicional, o qual é considerado como maçante e desestimulante por muitos estudantes.

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Biografia do Autor

Lívia de Sousa Lima Ramos, Universidade Federal de Viçosa

Formanda em Letras Português/Inglês na Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista, pela CAPES, de Iniciação à docência no Pibid de Língua Inglesa da UFV na edição de 2018.

Stefany dos Reis Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Estudante de graduação em Letras na Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista de Iniciação à docência no Pibid/UFV nas disciplinas de língua inglesa e língua portuguesa nas edições de 2018 e 2020. E-mail: stefany.oliveira@ufv.br

Gabriela da Silva Pires, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Atua nas áreas de Linguística, Sintaxe, Estágio, Ensino de Língua Materna, Gramática das Construções. É Coordenadora de Área de Língua Portuguesa no Pibid/UFV/2022.

Referências

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Ramos, L. . de S. L., Oliveira, S. dos R., & Pires, G. da S. (2023). O Pibid e suas contribuições para o ensino de língua inglesa: aplicação de atividades lúdicas associadas à cultura de paz, solidariedade e justiça social. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11728, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11728

Edição

Seção

Dossiê: Cultura de paz