O Pibid e suas contribuições para o ensino de língua inglesa: aplicação de atividades lúdicas associadas à cultura de paz, solidariedade e justiça social
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11728Palavras-chave:
Docência, Ludicidade, Ensino de língua inglesa, Relato de experiência, SociedadeResumo
O presente artigo visa mostrar a relevância do Pibid, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência, na formação de professores, bem como o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Trata-se de um relato de experiência sobre duas oficinas com atividades lúdicas desenvolvidas por bolsistas do Pibid, em uma escola pública de Viçosa, Minas Gerais. Os aportes teóricos utilizados para embasar as discussões relacionadas ao ensino da Língua Inglesa, ao papel da escola na sociedade e à importância das metodologias lúdicas foram Baladeli (2016), Barcelos (2011), Davis et al (2013), Dupret (2002), Estêvão (2016), Garcia (2018), Marzari (2020), Miccoli (2016), Rocha (2015), Santos (2019) e Tavares e Barreiro (2017). Por meio deste relato, foram apresentadas reflexões sobre a necessidade do docente saber moldar suas didáticas para promover uma educação crítica que caminhe rumo à justiça social. Além disso, foram compartilhadas experiências que mostram que o uso da ludicidade em aulas de inglês pode alcançar um ensino muito mais efetivo, visto que isso se distancia do ensino tradicional, o qual é considerado como maçante e desestimulante por muitos estudantes.
Downloads
Referências
BALADELI, A. P. D.; BORSTEL, C. N., FERREIRA, A. de J. Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, n. 29, 2016. p. 207-227.
BARCELOS, A. M. F. 2011b. Lugares (im)possíveis de se aprender inglês no Brasil: crenças sobre aprendizagem de inglês em uma narrativa. In: LIMA, D. C. (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona?: múltiplos olhares. São Paulo: Parábola. p. 147-158.
DAVIS, C.; SILVA, M. A. S. e; ESPOSITO, Y. L. Papel e valor das interações sociais em sala de aula. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 71, p. 49–54, 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1168. Acesso em: 2 dez. 2022.
DUPRET, L. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea. São Paulo: Psicologia Escolar e Educacional, 2002. p. 91-96.
ESTÊVÃO, C. V. Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade. Curitiba: Revista Diálogo Educacional, 2016. p. 37-37.
GARCIA, P.; GREGIS, R. O lúdico como recurso no ensino e na aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Linguagens & Cidadania, v. 20, 2018. p. 1-18.
MARZARI, G. Q.; GEHRES, W. B. S. Ensino de inglês na escola pública e suas possíveis dificuldades. Thaumazein, Santa Maria, v. 7, n. 14, p. 12-19, dez./2015. Disponível em: http://www.periodicos.unifra.br/index.php/thaumazein/index. Acesso em: 29 jun. 2020.
MICCOLI, L. Valorizar a disciplina de Inglês e seu trabalho de professor. In: CUNHA, Alex Garcia; MICCOLI, Laura (orgs.). Faça a diferença: ensinar Línguas Estrangeiras na Educação Básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 14-36.
ROCHA, F. R. D. A ludicidade como método de ensino na língua inglesa. Igapó, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. p. 15-26.
SANTOS, E. A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: uma análise à luz da legislação educacional brasileira. Educação e Pesquisa [online]. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945184961. Acesso em: 2 dez. 2022.
TAVARES, A. S.; BARREIRO, A. M. O papel do educador na sociedade pós-moderna. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1228–1238, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10162. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10162. Acesso em: 2 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.