Educação em direitos humanos na formação docente para os anos iniciais: Ciência e arte no estudo da cultura alimentar
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11732Palavras-chave:
Formação inicial, Educação em Direitos Humanos, Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, Ciência e Arte, Cultura AlimentarResumo
Neste trabalho, relatamos e discutimos uma experiência de formação inicial docente para os Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada para a Educação em Direitos Humanos (EDH), a partir da relação entre Ciência e Arte, no trabalho com a cultura alimentar como tema de estudos. Para isso, assumimos a perspectiva de EDH para a transformação social e, em termos pedagógicos, a proposta CTS-ARTE e a interdisciplinaridade para repensar o currículo escolar. A prática de formação inicial contemplou o planejamento de atividades de ensino pelos licenciandos para desenvolvimento com estudantes dos Anos Iniciais e da EJA. Em termos pedagógicos, as propostas de EDH na escola contemplaram a abordagem de temas sociais com relações interdisciplinares entre Ciência e Arte. O estudo da cultura alimentar, no contexto da EDH, possibilitou dar visibilidade a pessoas envolvidas em práticas históricas e culturais relacionadas à alimentação. Concluímos que a inserção da EDH, a partir do diálogo Ciência e Arte, contribuiu tanto para a inserção de temas sobre alimentação e o empoderamento de pessoas e comunidades tradicionais, quanto para uma relação mais próxima dos licenciandos com o conteúdo de Ciências nos Anos Iniciais e na EJA.
Downloads
Referências
AIKENHEAD, Glen. What is STS Science Teaching? In: SOLOMON, J., Aikenhead, G. STS education: international perspectives on reform. Teachers College Press, 1994. Disponível em: http://www.usask.ca/education/people/aikenhead/sts05.htm. Acesso em: 07 jun. 2013.
ANDRADE, S. de A.; OLIVEIRA, R.D.V.L. de; QUEIROZ, G. R. P. C.; MELLO, W. Z. de. A abordagem CTS-ARTE nos estudos das estações de tratamento de esgoto: uma prática no ensino fundamental. REVISTA PRÁXIS, nº 11, p. 65-79, junho de 2014.
BENEVIDES, M. V. Educação em Direitos Humanos: do que se trata?, 2000. Disponível em: http://www.rcdh.es.gov.br/ Acesso em: 18/07/2019.
BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F. Em busca da construção de sentidos: o trabalho de leitura e produção de textos na alfabetização. In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Org.) Leitura e produção de textos na Alfabetização. Belo Horizonte, autêntica, 144 p. 2005.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.
BRASIL. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpressão. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
CACHAPUZ, A. F. Arte e Ciência no ensino de Ciências. In: GONÇALVES, T.V.O.; MACÊDO, F. C. da S.; SOUZA, F. L. (ORG.) Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso, 255 p. 2015.
CABRAL, W, A; PESSOA, W.R. AFONSO, A. F. A formação de professores para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental: In: TRÓPIA, G; CARNEIRO, F; REIS, R. de C. (ORG.) Práticas docentes em ciências e matemática nos anos iniciais. 1 ed. Juiz de Fora: Templo editora, p. 108 – 116, 2020.
CANDAU, V. M. Educação e Direitos Humanos, Currículo e Estratégias, 2007. Disponível em: http://bit.ly/1EbrbL8. Acesso em: 16/01/2020.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e Educação: Desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. Educação em direitos humanos: concepções e metodologias. In: FERREIRA, L. F. G. et al. Direitos humanos na educação superior: subsídios para a educação em direitos humanos na pedagogia. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.
CANDAU, V. M.; PAULO, I. ANDRADE, M.; LUCINDA, M. C.; SACAVINO, S.; AMORIN, V. Educação em Direitos Humanos e Formação de professores (as). São Paulo, Editora Cortez, 232 p, 2013.
FERNANDES, K. L. da S.; MEGID-NETO, J. Características e tendências das dissertações e teses brasileiras sobre práticas de ensino de ciências nos anos iniciais escolares (1972-2011). Interacções, n. 39, p. 540-551, 2015.
GONÇALVES, T. V. O. Ensino de Ciências e Matemática: marcas da diferença. 2000. 275 f. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) — FE, Unicamp, Campinas, 2000.
GULLAR, Ferreira. Melhores poemas de Ferreira Gullar. 6. ed. São Paulo: Editora Global, 2000.
LAMIN-GUEDES, V. Crise ambiental, sustentabilidade e questões socioambientais. Revista Ensaio – Ciência em tela, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, 2013.
LEÃO, M. O direito humano à alimentação adequada e o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional. Brasília: ABRANDH, 2013
LIMA, M. E. C. de C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 08, p. 184-198, jul-dez, 2006.
LUFTI, M. Cotidiano e educação em química: os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de química no 2 o grau. Ijuí: Unijuí, 1988.
LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências. V. 3, n. 1, p. 45-61, jan-jun, 2001.
OLIVEIRA, R. D. V. L. de.; QUEIROZ, G. R. P. C. CTS-Arte: uma possibilidade de utilização da arte em aulas de Ciências. Conhecimento & Diversidade, Niterói, n. 9, p. 90–98, jan-jun, 2013.
OLIVEIRA, R. D. V. L. de.; QUEIROZ, P. C. A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em direitos Humanos: uma pesquisa-ação. Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n.2, p. 355-373, 2018.
PESSOA, W.R.; SILVA, A. C. A. da; REIS, R. de C. Reflexões sobre aprender e ensinar Química no contexto da Educação Infantil e do Nível Fundamental. In: SIMÕES NETO, J. E.; SILVA, J. R. R. T. da. Ensino de Química: Novos olhares de uma nova geração. 1 Ed. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2021.
PORTO-GONÇALVES, C. W. Amazônia encruzilhada civilizatória: tensões territoriais em curso. o. 1. ed. IPDRS / CIDES - UMSA, 2018, p. 19-110.
PINHÃO, F. L.; MARTINS, I. G. R. A formação de professores para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: traçando um panorama da pesquisa nacional. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia. Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, 2011.
RANGEL, M.; ROJAS, A. A. Ensaio sobre arte e ciência na formação de professores. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, 2014, p. 73-86.
ROJO, R. Alfabetização e letramento: sedimentação de práticas e (des) articulação de objetos de ensino. In: Perspectiva, v. 24, n. 2, jun./dez. 2006, p. 569-596.
SANTOS, V. F.; PASCOAL, G. B. Aspectos gerais da cultura alimentar paraense. RASBRAN - Revista da Associação Brasileira de Nutrição. São Paulo, SP, Ano 5, n.1, p. 73-80, Jan-Jun. 2013.
SILVA, M. W. da; SILVA, C. S. da Ciência e Arte na formação inicial de professores: aspectos educativos e formativos de uma performance do poema Física de José Saramago. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
SOUZA, I. M. P. de. Poesias em práticas de Alfabetização. In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Org.) Leitura e produção de textos na Alfabetização. Belo Horizonte, autêntica, 144 p. 2005.
WIPPEL, M.; GEBARA, M. J. F. Ciências e Arte: Uma pesquisa bibliográfica nas Atas do ENPEC. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.
VALLE, L. A. do.; FLÔR, C. C.; MENEZES, P. H. D. A música, a poesia e o teatro no contexto da educação científica. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia. Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.