Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11753

Palavras-chave:

alfabetização midiática informacional, artivismo, educação

Resumo

Este ensaio teórico em forma de artigo propõe uma reflexão sobre o potencial da alfabetização midiática informacional aliada a práticas de artivismo, em busca da formação de cidadãos com senso crítico, autônomo e reflexivo no exercício da liberdade, paz e cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre alfabetização midiática informacional, artivismo, cultura da paz e educação, propõe-se a compilação de parâmetros teóricos e metodológicos que possam auxiliar a composição de práticas pedagógicas que possibilitem a constituição de uma identidade cidadã, participativa e não violenta, que consigam ser explorados em projetos e pesquisas envolvendo alfabetização midiática informacional e artivismo, tanto na educação formal como informal.

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Biografia do Autor

Ângela Aparecida de Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

É mestre em Educação pela UFTM (Uberaba-MG). É especialista em Tecnologias Integradas à Educação pela FAZU (2008), em Supervisão, Gestão e Inspeção Escolar pela UNIUBE (2020), em Educação, gêneros e sexualidade pela FACUMINAS (2022) e em Cultura Afro-Brasileira na Educação também pela FACUMINAS (2022). Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo CESUBE (2004), graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFTM (2010), Licenciatura em Pedagogia pela Unifran (2019) e Licenciatura em Informática pela Uniasselvi (2021). Membro do Grupo 'Bruxas Educadoras' de Estudos e Pesquisas sobre Mídia, Educação e Feminismo. Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Almeida, Ângela A. de. (2023). Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11753, 1-15. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11753

Edição

Seção

Dossiê: Cultura de paz