Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11766

Palavras-chave:

Ubiratan D’Ambrosio, Educação matemática, Educação planetária, Formação docente, Paz total, Dignidade humana

Resumo

Este artigo objetiva discutir a formação docente para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social à luz da produção científica do Educador Ubiratan D’Ambrosio, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: como a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio contribui para formar docentes em prol de uma educação planetária mais justa e solidária? Os pressupostos metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem qualitativa, sendo nosso corpus investigativo composto por 10 artigos científicos de Ubiratan, validados em pesquisa realizada junto à base de dados Google Acadêmico. Esses artigos foram analisados sob três categorias: (i) Formar Docentes para a Paz; (ii) Formar Docentes para a Sustentabilidade; e (iii) Formar Docentes para a Justiça Social. Os principais resultados revelaram que a formação docente pode ser orientada e fundamentada numa cultura de Paz Total (Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental, Paz Militar), na integração do conhecimento a partir da transdisciplinaridade como premissa chave para promover a educação planetária e a Sustentabilidade e na atuação responsável e lúcida desses profissionais visando potencializar seus estudantes para desempenharem papel ativo e crítico na sociedade, combatendo injustiças sociais e compreendendo como suas ações podem garantir a Paz e a dignidade humana.

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Biografia do Autor

Carlos Alex Alves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Bauru. Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). Paraíba, Brasil.

Tiêgo dos Santos Freitas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Adriano Alves da Silveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Jair Dias de Abreu, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB. Licenciado em Ciências com Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Alves, C. A., Freitas, T. dos S., Silveira, A. A. da ., & Abreu, J. D. de. (2023). Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11766, 1-22. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11766

Edição

Seção

Dossiê: Cultura de paz