Formar Docentes para la Paz, la Sostenibilidad y la Justicia Social: Perspectivas del Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11766

Palabras clave:

Educacion matematica, Educación planetaria, Formación de profesores, Paz total, Dignidad humana

Resumen

Este artigo objetiva discutir a formação docente para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social à luz da produção científica do Educador Ubiratan D’Ambrosio, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: como a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio contribui para formar docentes em prol de uma educação planetária mais justa e solidária? Os pressupostos metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem qualitativa, sendo nosso corpus investigativo composto por 10 artigos científicos de Ubiratan, validados em pesquisa realizada junto à base de dados Google Acadêmico. Esses artigos foram analisados sob três categorias: (i) Formar Docentes para a Paz; (ii) Formar Docentes para a Sustentabilidade; e (iii) Formar Docentes para a Justiça Social. Os principais resultados revelaram que a formação docente pode ser orientada e fundamentada numa cultura de Paz Total (Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental, Paz Militar), na integração do conhecimento a partir da transdisciplinaridade como premissa chave para promover a educação planetária e a Sustentabilidade e na atuação responsável e lúcida desses profissionais visando potencializar seus estudantes para desempenharem papel ativo e crítico na sociedade, combatendo injustiças sociais e compreendendo como suas ações podem garantir a Paz e a dignidade humana.

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Biografía del autor/a

Carlos Alex Alves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Bauru. Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). Paraíba, Brasil.

Tiêgo dos Santos Freitas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doctorado en Ciencia, Tecnología y Educación por CEFET/RJ. Magíster en Didáctica de las Ciencias y Educación Matemática por la UEPB. Licenciado en Matemáticas por la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG).

Adriano Alves da Silveira, Universidade Estadual da Paraíba

Estudiante de doctorado en Enseñanza de las Ciencias y Educación Matemática en la UEPB. Magíster en Didáctica de las Ciencias y Educación Matemática por la UEPB. Licenciado en Matemáticas por la Universidad Federal de Paraíba (UFPB).

Jair Dias de Abreu, Universidade Estadual da Paraíba

Estudiante de doctorado en Enseñanza de las Ciencias y Educación Matemática en la UEPB. Magíster en Didáctica de las Ciencias y Educación Matemática por la UEPB. Licenciado en Ciencias con Matemáticas por la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG).

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Publicado

2023-06-26

Cómo citar

Alves, C. A., Freitas, T. dos S., Silveira, A. A. da ., & Abreu, J. D. de. (2023). Formar Docentes para la Paz, la Sostenibilidad y la Justicia Social: Perspectivas del Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11766, 1-22. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11766

Número

Sección

Dossiê: Cultura de paz